Batizado de Sergio, novo carro-conceito usa a base da Ferrari 458 Italia
Sergio Pininfarina foi presidente da marca homônima durante décadas a fio, e foi um dos responsáveis pelos desenhos mais marcantes de inúmeras Ferrari, além de outros carros emblemáticos mundo afora. No dia 3 de julho de 2012 ele morreu aos 85 anos, mas a marca continua viva. E, para Genebra 2013, nada mais justo que uma homenagem a ele, com um carro que usa como base justamente uma Ferrari, marca que foi – e é – a maior parceira da Pininfarina.
O Sergio Concept é um “barchetta”, como os italianos definem o tipo de carroceria que delineia as formas desse lançamento. O destaque fica para a ausência do parabrisa dianteiro, logicamente. Mas, segundo a marca, muito do estilo do carro tem inspiração em modelos clássicos da Ferrari, como as linhas da frente e a cor do carro, que parecem inspirados na Dino Berlinetta Speciale, sem, no entanto, replicar o desenho de modelo algum da casa do cavalinho rampante. A carroceria adota dimensões semelhantes ás da 458 Italia, de quem ela pega a base mecânica e a estrutura. Não é um carro grande, mas é largo (1,93 metro) e baixo (apenas 1,14 metro de altura), como convém a um bom esportivo de respeito. O comprimento, de 4,55 metros, também não chega a ser enorme, sendo basicamente o mesmo tamanho de um sedã médio nacional. Apenas dois passeiam nela, e ainda há um reduzido espaço para bagagens, de 110 litros.
Debaixo do capô vem a já conhecida base mecânica da 458 Italia. Isso significa que ela tem um V8 de 4,5 litros e 570 cv, que leva menos de 3,4 segundos para romper a barreira dos 100 km/h, e não tem dificuldades em chegar – e passar – dos 320 km/h (preferencialmente de capacete, já que não há parabrisa). Para o desempenho se igualar – ou até superar – o da Ferrari equivalente, a Sergio Concept se vale do menor peso, apenas 1.280 kg. Se o novo carro deixará de ser somente um conceito, ninguém sabe ainda. Mas que seria uma homenagem mais que justa a Sergio Pininfarina, com certeza seria
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