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alão de Genebra 2013 – Porsche traz o 911 GT3


O mais afiado dos 911 aspirados festeja os 50 anos da linha
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[Atualização: fotos do Salão de Genebra]  Não só a Lamborghini festejou um cinquentenário em Genebra este ano. A Porsche também tem boas razões para comemorar. Este ano o 911, modelo mais icônico da montadora alemã festeja cinco décadas de vida. E, para celebrar tamanha longevidade, foi apresentada a quinta geração do GT3, baseada na série 991, a mais recente do esportivo. Que o GT3 é o supra-sumo entre os 911 aspirados todos já sabem, e que a Porsche investe bastante neste que é o modelo mais radical da linhagem do 911 – sendo o queridinho de muitos pilotos e gentlemen drivers em corridas e track days – também não é novidade. Mas dessa vez a marca resolveu deixar o modelo ainda mais afiado.
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O motor boxer de 3,8 litros continua usando o original do 911 Carrera S como base, mas agora atinge 475 cv a 8.250 rpm (um motor “comum” começa a gritar lá pelas 6.000, só para comparar…), sendo extensivamente modificado para tal. Peças como o virabrequim e as engrenagens de válvula foram redesenhados ou são totalmente novos para o GT3. Bielas e pistões forjados também entram na lista, tudo para fazer o novo motor girar a até 9.000 rpm sem auxílio nenhum de turbo ou compressor. 
911 GT3 Innenraum 
Mas, se nas gerações anteriores o GT3 era um esportivo “à moda antiga”, despido de eletrônica, nessa nova geração a realidade mudou um pouco. Agora o eixo traseiro do superesportivo é direcional. Isso quer dizer que, a depender da situação em curva, as rodas traseiras giram na mesma direção das dianteiras ou até mesmo na direção oposta, proporcionando mais controle para o piloto. O bloqueio do diferencial traseiro agora é totalmente variável e controlado eletronicamente, e pela primeira vez a transmissão não é manual, e sim a PDK, de dupla embreagem e sete marchas. Apesar da base da carroceria ser igual à dos 911 convencionais, o GT3 possui o eixo traseiro aumentado em 44 milímetros. Completando o resultado visual, novas rodas de 20 polegadas e uma nova asa traseira que proporciona um bom downforce sem muito arrasto. 
911 GT3 
O resultado de todo esse empenho é excitante: da imobilidade aos 100 km/h não se gastam mais que 3,5 segundos, e a marca dos 200 por hora não demora mais que doze segundos. A velocidade máxima agora é de 315 km/h, e a melhor prova de que tantas alterações valeram a pena se mostra no tempo de volta no mítico traçado de Nürburgring Nordschleife e seus mais de 20 km de extensão, com o tempo abaixo dos 7 minutos e 30 segundos.
O novo GT3 já estará disponível na Alemanha a partir de agosto, ao preço de 137.303 Euros.

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