Baseado no crossover, o monstruoso jipe será pilotado por Carlos Sainz
Depois de mostrar o luxo extremo com o Exalt Concept há poucos dias, a Peugeot decidiu colocar os pés na lama de novo. Primeiro veio em 2013, com Sebástien Loeb dando show em Pikes Peak, pulverizando o tempo de subida da montanha com 8m13s a bordo do impressionante 208 T16, e agora a montadora francesa mostrou oficialmente o novo bólido que participará do rali.
Antes, um pouco de história: entre 1987 e 1990, a Peugeot foi nada menos que tetracampeã no Paris-Dakar, tendo vencido três vezes com o espanhol Carlos Sainz e uma vez com o finlandês Juha Kankkunen, a bordo dos míticos 205 T16 e 405 T16, sendo o primeiro remanescente do histórico (e perigoso) grupo B de rali. Depois disso a montadora focou no WRC e não mais esteve presente no Paris-Dakar... até três semanas atrás. Ou seja, a Peugeot tem história pra contar quando o assunto é rali! Como numa espécie de volta ao passado que começou ano passado em Pikes Peak e culminou em boa hora, Sainz pilotará novamente o carro da equipe depois de 25 anos, tendo como dupla o piloto francês Cyril Despres. O novo carro, batizado de 2008 DKR (sim, DKR é uma abreviatura de Dakar), foi desenvolvido numa parceria entre a Peugeot Total e a Red Bull. O modelo, apesar de não parecer, é uma reinterpretação em cima do pacato crossover 2008, que deve ser produzido em breve pela marca do leão no Brasil (o 2008, não o DKR!). Do original, obviamente, ficaram apenas parte das linhas e objetos como faróis. A tração, ao invés de ser integral, é traseira, seguindo os moldes dos eficientes bugues que o francês Jean-Loius Schlesser usou em outras edições (aliás, o 2008 DKR competirá justamente na categoria Buggy). Segundo o chefe da Peugeot Sport, Jean-Christophe Baillier, “Ao final, optamos por um enfoque muito diferente para a competição, em função da capacidade off-road da transmissão em duas rodas motrizes e também para rodar na areia”. Com esse feito, o carro tem a suspensão elevada, com maior curso e gigantescos pneus de 37 polegadas de diâmetro. As cores do novo bólido ainda são desconhecidas, uma vez que a Peugeot adotou solução similar no 208 T16, trajando-o de preto-fosco e colocando as cores da Red Bull na competição oficial. Logo, espera-se que sejam adotadas as mesmas cores. Quanto ao motor, nada foi divulgado ainda. Mas, a julgar pela empolgação de Sainz e Despres com o novo carro, o motor não deve ser muito menos potente que os 800 cv do 208 T16.
Blogger Comment
Facebook Comment