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Volkswagen Fox ganha versão Bluemotion 1.0; parte de R$ 32.590


Novo motor EA211 de três cilindros é a grande atração
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O que o capô é nosso velho conhecido, mas o que está sobre ele é novidade. Todo o ineditismo do Fox Bluemotion 1.0 é culpa de seu motor, o novo três cilindros 1.0l 12V da família EA211, produzido em São Carlos (SP). Este é agora o motor mais moderno fabricado pela Volkswagen no País. E talvez um dos mais eficientes.
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Não se trata do velho EA111 com amputado de um cilindro. É um motor novo, o mesmo estreado pelo Up! lá fora e que também será usado pelo nosso mais tarde, desenvolvido sob tecnologias que visam a economia de combustível, que a Volks chama BlueMotion Technologies. Este novo 1.0 consegue ser até 17% mais eficiente que o EA211, e ainda por cima é mais potente: são 75 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e 82 cv à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), sempre entre 3.000 rpm a 3.800 rpm. Mas 85% disso dá as caras a partir de 2.000 rpm. E vale lembrar que ele elimina o uso do tanquinho de partida à frio. 
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As tecnologias aplicadas diminuem o atrito entre os componentes do motor, a vibração, facilitam a admissão de ar, aumentam a durabilidade de todo o sistema e diminuem seu peso – este motor é 24 kg mais leve que o anterior. Ainda há alterações no design que melhoram sua aerodinâmica e nos pneus, de atrito reduzido. Até a direção hidráulica foi substituída por um conjunto eletrohidráulico para liberar o motor, o que melhoraria o consumo em 3%. Coisas que já vimos no BlueMotion 1.6. 
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Os números são muito bons para um motor aspirado, e isso parece resultar em um melhor desempenho. Os números da VW apontam para um 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e atinge velocidade máxima de 166 km/h com gasolina, que melhora com etanol: 13,2 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 167 km/h de velocidade máxima. Isso mesmo tendo a transmissão MQ200 relações 10% mais longas. 
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E o consumo? Os números declarados pela Volkswagen, estabelecidos sob medições no padrão Inmetro, são os seguintes: consumo de 8,8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com etanol, passando para 12,7 km/l e 14,4 km/l, respectivamente, quando abastecido com gasolina. São bons números para um 1.0. 
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Assim como as demais versões do Fox, a BlueMotion traz a nova arquitetura eletrônica, mais moderna, airbags frontais, freios ABS (Antilock Brake System, ou Sistema Antitravamento dos freios) com EBD (Electronic Braking Distribution, ou Distribuição Eletrônica de Frenagem), sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), computador de bordo com barra gráfica que indica o consumo instantâneo de combustível, direção eletro-hidráulica, banco do motorista com regulagem de altura e conta-giros.
E no fim, o preço é até legal: R$ 32.590 para o duas portas e R$ 34.090 para o quatro portas, ou seja, são apenas R$ 750 mais caros que o Fox 1.0 normal, que permanecerá em linha com o motor 1.0 8v de quatro cilindros.

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