Híbrido, modelo terá apenas 250 unidades produzidas
A proposta do Volkswagen XL1 é interessante: consumir apenas um litro de diesel a cada 100 km. Mas tudo tem seu preço, e o dele será bastante elevado: 111 mil euros, o equivalente a R$ 344 mil sem impostos. Não à toa, apenas 250 unidades serão produzidas.
Na verdade o consumo do XL1 é de 50km/l, o que não é ruim. Só é possível graças a um humilde motor TDI de 800 cm³ que gera 48 cavalos e a um motor elétrico de 27 cavalos. É um sistema do tipo híbrido plug-in, que é combinado através de um câmbio DSG de 7 marchas. No fim das contas o Volkswagen XL1 alcança os 100 km/h em 12,7 segundos e tem velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 160 km/h. Números que poderiam ser confundidos com os de um compacto 1.0 nacional.
Em modo 100% elétrico a autonomia ronda os 50 km, estendendo-se a 500 km quando o motor à combustão entra para dar uma forcinha. Isso porque ele tem à disposição um tanque com capacidade para apenas 10 litros.
O que joga à favor do XL1 são suas características dimensionais. São 3,88 m de comprimento, 1,66 m de altura e 2,22 m de entreeixos. Isto sem contar com o coeficiente aerodinâmico de meros 0,18 cx e com o peso de 795 kg, graças ao uso extensivo de fibra de carbono na carroceria.
Blogger Comment
Facebook Comment