Ao longo dos anos, vieram mudanças pontuais. Em 1992, vieram os cintos de três pontos e o servo-freio, ausente até mesmo no Fusca, relançado no ano seguinte. Em 1997, viria a mudança mais abrangente. Portas corrediças e teto mais alto vieram para maximizar ainda mais as facilidades do modelo, que lá fora já estava com uma nova geração. As mudanças caracterizavam a, como foi chamada à época, Kombi Carat. Só em 2005, oito anos depois, vieram novidades, estas mais simbólicas.
A Volkswagen tenta, desde a década de 1980, adaptar a Kombi aos novos tempos. Com o passar dos anos, o já defasado modelo ficou ainda mais desatualizado, e sobrevive com remendos e retalhos, como o motor refrigerado a água, o brake-light, as portas corrediças e dentre outros exemplos, que mantiveram a Kombi líder pelo seu custo x benefício imbatível. Seu preço baixo (que é altíssimo julgando pela idade do projeto) não deixa chances para os concorrentes, muito mais modernos e que custam praticamente o dobro.
Entretanto, a Kombi poderá não sobreviver ao que seria sua última adaptação: a Lei que obriga o airbag duplo e os freios ABS de série para 2014, bem como as leis de segurança estrutural que entrarão em vigor no mesmo ano. Fontes afirmam que a Volkswagen tenta exaustivamente adaptar a Kombi para 2014, o que pode ser verdade, considerando que não há nenhum projeto de van sendo testado e que importar ou produzir a Transporter mais moderna seria caro demais. A adaptação dos freios ABS parece ter sido bem sucedida, mas o airbag dependeria de um novo painel. Algumas publicações apostam que a Volkswagen adotará o painel do antigo Santana.
Mesmo assim, os 55 anos da Kombi parecem não ajudar nos futuros crash-tests que avaliarão os modelos vendidos por aqui a partir de 2014, considerando que o mesmo modelo passou vergonha em testes semelhantes na década de 1970. A Volkswagen se contradiz: em 1986, quando retirou o Fusca de linha para dar lugar ao Santana e ao Fox (Voyage exportado para os EUA), disse que o avanço tecnológico de uma montadora é definido também pelo fim de alguns modelos. 26 anos depois, a Kombi permanece em linha. Parece que a única a comemorar os 55 anos da Kombi é a própria Volks.
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