O Tuning surgiu em alguns anos no Brasil para os apaixonados por carros conhecido como o “Carros Tunados”.
O que muitos não sabem é que a palavra Tuning é mais antiga que o filme Velozes e Furiosos. Há pessoas que acham que o Tuning surgiu depois do lançamento do filme em 2001 e que levou muitos loucos à falência.
Tuning significa ajuste fino então tiramos a conclusão que, o Tuning automotivo sempre existiu e nunca deixará de existir.
Dizem que o Tuning nasceu na Europa, outros dizem que nasceu nos Estados Unidos com os Hot Rods, mas acredito na versão europeia pela profissionalização que o setor atingiu ao longo dos anos.
Quando motificamos o carro ele é alterado para ser melhor que o carro original. Na maioria das vezes, as alterações começam por itens de desempenho, até chegar a trocar partes da carroceria para diminuir o peso. O verdadeiro Tuning é quando o carro é modificado para que o motorista tenha uma experiência nova de condução.
O primeiro “Carro Tunado” no Brasil foi o Karmann-Guia tunado pela concessionária Dacon (Volkswagem), que era famosa nos anos 70/80. A Dacon tunava Fuscas e Brasilias com motores da Porsche, porém os carros eram refeitos para as novas condições.
Alguns modelos eram totalmente modificados como é o caso do Passat e Gol que tinham a sua carroceria totalmente modificada.
A banalização da palavra Tuning infelizmente fez com que houvesse no Brasil um rompimento de categoria de veículos. Hoje existe carros preparados e carros tunados, que na verdade são piores que os originais.
As pessoas após assistirem ao filme Velozes e Furiosos ficaram loucos pelo visual diferente que os carros tinham. Os carros do filme foram realmente “tunados”, tem motores mais potentes, freios mais potentes, reforços estruturais entre outros acessórios.
Já no Brasil, os “Carros Tunados” tem acessórios inadequados e feitos na maioria das vezes em oficias de fundo de quintal.
Com o aumento do número de adeptos do Tuning surgiram diversos clubes que reuniam os apaixonados por estes veículos. Destes clubes nasceram os encontros que depois foram transformados em campeonatos. Nestes campeonatos os juízes privilegiam sempre quem gastou mais dinheiro e não quem tem o melhor conjunto que é a alma do Tuning. Hoje é motivo de chacota aqui no Brasil na maioria das rodas de apaixonados por carros e não deveria ser já que Tuning é algo legal e interessante.
Blogger Comment
Facebook Comment