Design até muda, mas os novos equipamentos são mais importantes
O visual é até a parte menos importante, porque não foge muito do original. Enquanto nada muda para as versões Vivace (que compartilharão a cara velha com o Fiorino), os demais estreiam faróis mais estreitos e compridos, novo para-choque dianteiro, com faróis de neblina em posição mais elevada e tomada de ar inferior menor, graças às nova tomada de ar central dividida em três. Mas isso não vale para o Sportng, que tem peça própria. A grade falsa, onde ficam os três quadradinhos clássicos do Uno, agora ou não é pintada, ou é pintada em preto brilhante (pra que?!). Curioso é que o Uno Way passa a ter os para-choques pintados.
Na traseira a novidade fica por conta das lanternas com elementos internos quadriculados – lembra do “round square”, tão difundido há quatro anos? - e do para-choque, com a placa posicionada em uma peça com os refletores.
É no interior onde estão as alterações mais notáveis. O acabamento e as linhas parecem ter recebido maior atenção por parte da Fiat, e alguns elementos podem acompanhar a cor da carroceria em determinadas versões. De frente para o motorista está um novo quadro de instrumentos com telinha de 3,5” colorida e de alta resolução ao centro e o novo volante, com botões emprestados pela Chrysler.
Tecnologia
Para o funcionamento do S&S, o gerenciamento eletrônico checa diversos parâmetros, como porta e capô fechados, cinto do motorista afivelado, se o motor já terminou seu ciclo de aquecimento e a velocidade superou 7 Km/h por mais de 2 segundos, câmbio em ponto morto, além do pedal de freio acionado e o carro parado. E para ele existir, há alterações na parte elétrica: o alternador é mais potente, de 120 ampères, o motor de arranque que aguenta até 340 mil ciclos (seis vezes mais que o convencional) e a bateria é capaz de regenerar sua carga mais rápido.
Outra novidade é o câmbio Dualogic Plus, disponível apenas para os Uno Way 1.4 e Sporting 1.4. Só que neles o câmbio é controlado por botões no console central e por “borboletas” (padle shifts) atrás do volante para mudar as marchas manualmente. Isso lembra os esportivos da Abarth, mas na prática pode ser mais conveniente do que a alavanca.
Conforto e segurança
Em termos de conforto e segurança, o Novo Uno pode trazer agora banco traseiro bipartido (60/40), com três encostos de cabeça e acompanhado por cinto de segurança de três pontos também para o passageiro central. O banco traseiro ainda recebeu o novo mecanismo de rebatimento flip&fold, permitindo que encosto e assento sejam dobrados para que se encaixem junto aos bancos dianteiros, aumentando a capacidade para bagagens no porta-malas (690 litros).
A suspensão passou por ajustes que reduzem em aproximadamente 17% da vibração percebida no volante de direção com ar condicionado ligado e melhora até 20% o índice de articulação no interior do veículo. Isso foi obtido com reforço nas longarinas dianteiras, principalmente na esquerda, onde se apoia o coxim, que é totalmente novo, passando de um coxim radial para um coxim prismático. Agora o motor se apoia no coxim, no eixo horizontal, formando um conjunto mais rígido, o que garante uma maior filtragem de rumorosidade e vibrações do motor no habitáculo. Melhora em termos de conforto interno e acústico se deu por isso.
Versões, equipamentos e preços
O Novo Uno 2015 apresenta-se sete versões, sendo que duas, Vivace 1.0 2p (R$ 26.370) e Vivace 1.0 4p (R$ 28.500) não mudam absolutamente nada.
Não há alterações nos motores. O 1.0 EVO gera 73cv na gasolina e 75cv com álcool, e o torque máximo é de 9,9kgfm; já o motor 1.4 EVO gera 85cv com gasolina e 88cv com álcool. O torque máximo é de 12,5kgfm.
Novo Uno Attractive 1.0 - R$ 30.990
Versão mais acessível com novidades já conta com: direção hidráulica, airbag duplo, ABS, Lane Change, limpador e desembaçador do vidro traseiro, novo volante com detalhes na cor Grafite, econômetro, ESS (sinalização de frenagem de emergência), Welcome Moving, brake light, para-choques na cor do veículo, entre outros.
Opcionais: ar condicionado, sensor de estacionamento com visualizador gráfico, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, rádio Connect MP3/WMA integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva voz Bluetooth e função Audio Streaming, travas elétricas, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve 14”, e muito mais.
Opcionais: ar condicionado, sensor de estacionamento com visualizador gráfico, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, rádio Connect MP3/WMA integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva voz Bluetooth e função Audio Streaming, travas elétricas, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve 14”, e muito mais.
Novo Uno Way 1.0 – R$ 31.490
Traz todos os equipamentos de série do Attractive, mais os itens específicos da versão: barras longitudinais no teto, faróis máscara negra, grade dianteira na cor preto brilhante com anéis na cor prata, retrovisores com luzes indicadoras de direção integradas na cor do veículo, moldura nas caixas de roda na cor cinza, faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Linio, conta-giros, frisos laterais das portas com inscrição Way. Os opcionais são os mesmos da versão Attractive.
Novo Uno Way 1.4 – R$ 34.990
Chega equipado com todos os itens da versão Way 1.0 mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, preparação para som, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura. Esta versão ganha a mais como opcional o câmbio Dualogic® Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.
Novo Uno Evolution 1.4 - R$ 34.990
Esta versão vem de série com o inédito sistema Start&Stop, além de todos os itens da Attractive 1.0, mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura e rádio USB/MP3. Chega equipado ainda com grade dianteira na cor preto brilhante, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, este último traz seta incorporada.
Novo Uno Sporting 1.4 – R$ 36.650
Além disso, todas as versões podem ainda ser equipadas com dois kits de personalização:
Kit Black&White – para o interno do carro: tecido exclusivo, ambiente interno na cor preta, maçanetas internas na cor preto brilhante, detalhes internos na cor branca (volante, quadro de instrumentos), faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Urban e sobre-tapetes exclusivos em carpete.
Kit Dark&Grey – para o externo do carro: adesivo personalizado no capô e tampa traseira, retrovisores na cor cinza fosco, spoiler na tampa traseira na cor cinza fosco, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis com máscara negra, revestimento externo nas colunas das portas, maçanetas na cor do veículo, grade dianteira na cor cinza fosco com anéis na cor preto brilhante.
Kit Dark&Grey – para o externo do carro: adesivo personalizado no capô e tampa traseira, retrovisores na cor cinza fosco, spoiler na tampa traseira na cor cinza fosco, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis com máscara negra, revestimento externo nas colunas das portas, maçanetas na cor do veículo, grade dianteira na cor cinza fosco com anéis na cor preto brilhante.
A gama de cores é composta por: Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Vermelho Modena (sólidas); Azul Netuno, Azul Maserati, Cinza Scandium, Laranja Ruggine, Prata Bari, Preto Vesúvio e Verde Amazon (metálicas).
Blogger Comment
Facebook Comment