O presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Junior, deu uma entrevista hoje afirmando que o preço dos carros no Brasil é “bastante bom”. Será mesmo?
A entrevista foi para o Jornal Hoje, da TV Globo . A venda de veículos novos caiu no primeiro trimestre de 2014. O estoque das montadoras está chegando a 48 dias, sendo que o normal é 30 dias. As marcas estão dando férias coletivas e estimulando demissões voluntárias.
Conforme divulgou o Terra, a exportação brasileira de veículos caiu 32,7% no primeiro trimestre deste ano, após a restrição de importações pela Argentina, principal parceiro comercial no setor e responsável por receber 75% do total dos automóveis que saem do Brasil montados. Em março foram exportados apenas 23 mil carros – quase a metade do número registrado no mesmo mês de 2013. A baixa apenas agrava um balanço ruim para as montadoras no início deste ano, com queda de 2,1% nos licenciamentos e de 8,4% na produção, na comparação com os primeiros três meses do ano passado.
Com tudo isso, o mercado de veículos usados e semi-novos teve crescimento de 9,5% nos primeiros três meses de 2014, claro sinal de que está mais vantajoso investir num carro com esse perfil do que num modelo 0 km.
Repito a pergunta: será mesmo que o preço dos carros no Brasil é “bastante bom”, como afirma o Sr. Moan?
Do meu ponto de vista, NÃO! Impostos federais e estaduais altíssimos; lucro alto das montadoras e o custo Brasil, sem dúvida, elevam os valores para o consumidor, tornando os preços dos carros no país muito caros, chegando ao absurdo!
Já até perguntei aqui se as montadoras perderam o juízo com os preços dos seus hatches médios no Brasil. Recentemente, tivemos mais três exemplos de carros com valores fora do normal: Toyota Corolla, Ford Focus Sedan e Chevrolet Tracker. São modelos muito bons, mas valem, respectivamente, R$ 92.900, R$ 90.890 e R$ 79.990? Não preciso nem responder…
Se o preço dos carros no Brasil é “bastante bom” agora, imaginem em julho, quando o IPI subir novamente?
Blogger Comment
Facebook Comment