Hatch e sedã serão lançados em agosto
Este 1.0 também pode ser considerado o mais moderno do mercado. Avaliado para o PBEV apenas equipado com ar-condicionado, o Ka cravou consumo de 8,9 km/l em ciclo urbano e 10,4 km/l em rodoviário, com etanol. Rodando com gasolina, o carro faz 13 km/l e 15,1 km/l, respectivamente. Só não supera os números do Renault Clio, mas este foi testado sem ar-condicionado.
A Ford também antecipou suas estratégias visando maior eficiência de combustível. Ao invés da direção hidráulica, cuja bomba depende do motor para funcionar, o novo Ka usará direção direção elétrica com assistência variável, o que reduz o consumo em até 3%. O motor ainda conta com comando variável de válvulas de admissão e escape com bobinas de ignição individuais para cada cilindro.
A taxa de compressão do motor é relativamente alta (12:1), o que deve proporcionar melhor desempenho com etanol e, para evitar dificuldade para dar partida
Como o três cilindros do up!, o do Ka possui duplo circuito de arrefecimento, independentes para o bloco e o cabeçote, o que ajuda a manter temperatura ideal em cada parte do motor. Os coletores de admissão de plástico evitam que o calor do combustível seja perdido antes de chegar à câmara de combustão, já o de escape é integrado ao cabeçote. O eixo do virabrequim está levemente - e propositalmente - desalinhado em relação às câmaras, impedindo que a energia da explosão empurre a cabeça do pistão e os anéis contra o cilindro, o que aumentaria o atrito dos componentes.
Outros aspectos que contribuem para maior eficiência são a aerodinâmica da carroceria, pneus de baixo atrito e também as relações do câmbio. Diz a Ford que o compacto estará a 3.350 rpm aos 100 km/h, contra 3.850 rpm verificados nos atuais 1.0 de quatro cilindros da marca.
Equipamentos
Apesar de toda a badalação ser somente em cima do Ka em sua carroceria hatch, a Ford irá lançar tanto o hatch e como o sedã em agosto. Ainda estará disponível o motor 1.5 que estreou no New Fiesta e que rende 111cv a 5.500rpm e 15mkgf com etanol e 107cv a 6.500rpm e 14,8kgfm de torque a 4.250rpm com gasolina.
Blogger Comment
Facebook Comment