Esta é, de longe, a Ferrari mais potente da história
Após muita expectativa, aqui está a sucessora da Enzo. Batizada de Ferrari LaFerrari, esta é uma das principais atrações do Salão de Genebra. Segundo o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, o nome foi escolhido pela “expressão máxima do que define a marca: excelência”. Pode soar um tanto prepotente, mas com 963 cavalos esta é a Ferrari mais potente da história, e ainda por cima é híbrida.
O apelo ecológico dos híbridos é um tanto ofuscado pelos 12 cilindros do motor. O coração do carro é um 6.3 V12 de 811 cv a 9.000 rpm e torque de 71,38 kgfm a 6.750 rpm, combinado com propulsor elétrico de 165 cv de potência e torque contínuo de 27,53 kgfm. Esta tecnologia híbrida Hy-Kers tem funcionamento muito semelhante ao Kers utilizado na Fórmula 1. Nas desacelerações e travagens, o sistema aproveita a energia para carregar baterias de ion de lítio, fornecendo essa energia ao motor elétrico para melhorar a performance. Ao trabalharem juntos, os motores oferecem até 963 cv ao piloto, suficiente para ir de 0 a 100 km/h em menos de três segundos, de 0-200 km/h em menos de sete segundos e de 0-300 km/h em apenas 15 segundos, acelerando até atingir mais de 350 km/h. A cavalaria libera no ambiente 330 gramas de CO2 a cada km rodado.
O chassi é feito com quatro tipos de materiais leves, laminados à mão, e que ajudarão a aumentar a rigidez torcional. As baterias e o tanque de combustível estarão instalados atrás do condutor, uma forma encontrada para reduzir o centro de gravidade.
O sucessor do Enzo estará disponível apenas em três cores e não terá mais que 499 unidades serão produzidas. O preço já era conhecido: 1,2 milhões de euros, sem impostos impostos. As primeiras entregas estão agendadas para dezembro deste ano.
“Destinado aos nossos colecionadores, este é um carro verdadeiramente extraordinário que inclui soluções avançadas que no futuro serão utilizados na gama de modelos. O LaFerrari é a melhor expressão da inigualável engenharia e know-how de design, incluindo o conhecimento adquirido na Fórmula 1.” disse Montezemolo durante coletiva de imprensa esta manhã no Salão de Genebra, na Suíça.
Blogger Comment
Facebook Comment