O três volumes é amplo também no porta-malas, que comporta 562 litros de bagagem. A capacidade anunciada do irmão menor é de 270 litros, porém a impressão é de que a Toyota é um tanto otimista com esse segundo valor, pois o compartimento parece ser reduzido mesmo quando comparado a outros compactos. Em ambos, as dimensões externas são contidas, evidenciando bom aproveitamento do projeto. O hatch tem 3,777 metros de comprimento e 2,46 m de distância entre-eixos. No sedã, os respectivos valores saltam para 4,260 m e 2,55 m. Os dois têm a mesma largura de 1,69 m5.
Tivemos contato com um Etios XLS 1.5 e um XS 1.3, ambos com carroceria hatch (o sedã, lamentavelmente, ficou para outra oportunidade), por um percurso de mais de 100 km. Ambos pareceram bem construídos e apresentaram rodar sólido, com bom tratamento acústico. O nível de ruído, tanto do motor quanto do atrito dos pneus e do vento, é baixo para a categoria.
A suspensão privilegia o conforto: macia, faz com que o modelo enfrente buracos e ondulações na pista com disposição, mas deixa o motorista muito isolado do asfalto. Nas curvas, não chega a faltar segurança, mas o modelo passa longe de empolgar. A direção com assistência elétrica, também rara entre os populares, segue o mesmo caminho, deixando a movimentação do volante muito suave em manobras, porém mais leve que o desejável em alta velocidade. Melhor para quem não tem pretensões esportivas ao volante.
A visibilidade é muito boa, graças à ampla área envidraçada e aos retrovisores bem dimensionados. A posição de dirigir é correta e o acesso aos comandos do painel é fácil. Durante a coletiva que antecedeu o contato ao volante do Etios, os executivos da Toyota afirmaram que os instrumentos no centro do painel não prejudicam a visualização. A explicação é que o quadro está fixado em posição mais alta, enquanto tradicionalmente os mostradores ficam em frente ao motorista, porém em área mais baixa, dentro do aro do volante. Estranhei no início, mas a verdade é que ao fim do percurso já havia me habituado à solução.
Durante nosso contato, foi possível avaliar alguns detalhes, ainda que de forma breve. Só há um limpador no para-brisa, mas a varredura não deixou a desejar, graças a uma articulação da haste, que faz com que a palheta atinja uma área maior. Os faróis, de apenas uma parábola, também apresentaram luminosidade satisfatória durante um trecho do percurso realizado à noite. O ar-condicionado é que pareceu subdimensionado, uma vez que demorou demais para abaixar a temperatura do habitáculo. É verdade que a temperatura em Sorocaba ultrapassou os 30°C durante o evento de apresentação à imprensa, mas por outro lado, o veículo circulou apenas com o motorista durante todo o tempo.
Etos Hatch 1.3: com preços a partir de R$ 29.990, a versão de entrada traz airbags frontais, para-choques na cor da carroceria, porta-luvas ventilado e alertas sonoros.
Etios Hatch X 1.3: por R$ 33.490, o segundo catálogo acrescenta coluna de direção regulável, aerofólio traseiro, direção com assistência elétrica, freios ABS com EBD, desembaçador traseiro e filtro anti-pólen. O ar-condicionado é opcional e eleva o preço para R$ 36.190.
Etios Hatch XS 1.3: a terceira versão custa R$ 38.790 e oferece ar-condicionado de série, acrescido de maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, sistema de som com rádio AM-FM, CD player e entrada USB, conta giros, travas elétricas e vidros elétricos na quatro portas.
Etios Hatch XLS 1.5: a configuração top, tabelada em R$ 42.790, agrega todos os itens mencionados até agora, além do motor 1.5, adicionando ainda faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas em liga leve aro 15”, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e alarme.
Etios Sedã X 1.5: o sedã mais acessível tem preço fixado em R$ 36.190. Assim como hatch da mesma configuração, traz direção regulável, aerofólio traseiro, direção com assistência elétrica, freios ABS com EBD, desembaçador traseiro e filtro anti-pólen. Com ar-condicionado, opcional, o valor vai para R$ 38.890.
Etios Sedã XS 1.5: preço de R$ 41.490. Também repete os equipamentos da versão equivalente com carroceria hatch: vem de série com ar-condicionado, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, sistema de som com rádio AM-FM, CD player e entrada USB, conta giros, travas elétricas e vidros elétricos na quatro portas.
Etios Sedã XLS 1.5: o membro mais caro da nova linha nacional da Toyota custa R$ 44.690. Disponibiliza faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas em liga leve aro 15”, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e alarme.
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