Switch Car

Dicas para vender seu carro usado com sucesso


Se você está pensando em vender o seu carro, não basta apenas anunciar e esperar que os compradores ofereçam por ele um bom preço. É preciso ter alguns cuidados durante esse processo para que seu veículo chame a atenção e seja bem valorizado para não perder dinheiro na hora da venda.

Veja algumas dicas bem importantes na hora de vender seu carro usado com sucesso.

Conheça a concorrência

Antes de anunciar o seu carro é preciso saber o que está à disposição no mercado e qual preço está sendo cobrado. É preciso saber onde anunciar, o que as pessoas esperam de informações, entre outros.

Na hora de estipular o valor, vale a pena usar outros modelos similares como referência e também consultar a Tabela FIPE.

Tenha os documentos em dia

A pessoa que irá comprar o carro com certeza vai querer saber da procedência dele e de como ele é cuidado. Para isso é preciso ter não apenas o documento de identificação do veículo como também a nota fiscal, comprovantes de manutenção e consertos e até mesmo o manual do carro.

Quanto mais informações a pessoa que está comprando tiver, mais confiança ela terá em fechar o negócio.

Perícia automotiva

Esse serviço não precisa ser usado somente pelas seguradoras na hora de contratar um seguro auto, pelo contrário, ele está a sua disposição. A perícia vai garantir a procedência do seu veículo e atestar que está tudo certo com ele. Ela é feita em cerca de 20 minutos e possui um custo baixo, valendo a pena pela garantia que fornece.

Mantenha seu carro com boa aparência

O carro precisa estar apresentável porque se estiver todo sujo pode fazer com que a pessoa perca o interesse. Por isso, faça uma limpeza completa tanto por fora como por dentro. Quanto mais brilhante o seu carro estiver, mais vai chamar a atenção.

Coloque fotos nos anúncios

Na hora de anunciar, principalmente se for vender o carro pela internet, é muito importante colocar a foto do veículo. Nada de pegar imagens prontas de um mesmo modelo e colocar. É preciso tirar fotos recentes do carro para divulgar.

Tenha cuidado para que o local esteja bem iluminado para que elas fiquem nítidas e pegue por mais de um ângulo. Vale colocar imagens tanto do interior como do exterior do veículo.

Atenção na descrição

As pessoas querem saber mais sobre o carro e, por isso, quanto mais informações o seu anúncio tiver, melhor. Mas atenção porque elas precisam ser relevantes. É necessário colocar a marca, modelo, ano, cor, informações sobre a utilização do veículo (quilometragem, para que era usado, etc), o motivo da venda, entre outras.

Coloque todas as informações possíveis e que você gostaria de encontrar se estivesse procurando um carro. Anúncios sem nenhuma descrição e foto costumam ser facilmente descartados.

Atenda os interessados

De nada adianta divulgar se as pessoas não conseguirem falar com você, por isso se optou pelo e-mail dê um retorno breve e, se for por telefone, atenda a pessoa ou então informe no anúncio o horário em que está disponível.

Encontrando o comprador

Na hora de encontrar o comprador, por questão de segurança é recomendado combinar com ele em um local público e movimentado, como um shopping, por exemplo. Esse é o momento de esclarecer as dúvidas restantes e apresentar o carro.

Pagamento

Nada de aceitar dinheiro ou cheque como pagamento. O ideal é sempre fazer isso por meio de transação bancária.

Documentação

Com tudo certo é preciso transferir o carro ao novo proprietário e também se isentar de futuras multas. Para isso é importante assinar a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV) que fica no verso do Certificado de Registro de Veículo. O Detran também deve ser comunicado dessa venda em até 30 dias.

Dessa maneira, você pode vender seu carro usado com sucesso e fazer um bom negócio.

Por Jeniffer Elaina
SHARE
    Blogger Comment
    Facebook Comment