Motor elétrico traseiro melhora a tração e o consumo de gasolina
O estilo diferente do Kia Soul é explorado em mais um carro-conceito. Desta vez a novidade é o Kia Trail’ster, que dá a ideia de como seria um Soul aventureiro, com direito a sistema de tração integral que só existe graças a um motor elétrico dedicado que o transforma em um híbrido.
Sua tração e-AWD é baseada em um motor 1.6 turbo a gasolina que gera 185cv e 25,6kgfm de torque, que envia sua força para as rodas dianteiras por meio do câmbio automático de seis marchas. Mecanicamente desconectado, há um motor elétrico de 35cv e 16kgfm de torque exclusivo para as rodas traseiras, que é alimentado por uma bateria de íons de lítio.
A ideia do motor traseiro é mover o carro em velocidades baixas, melhorar a aceleração do carro e contornar os efeitos do turbolag (tempo que demora para o turbo entrar em operação) do motor a gasolina e ainda garantir tração em situações de baixa aderência, como quando há neve ou muita água na pista. O motor elétrico faz as compensações necessárias para corrigir a aceleração do carro. Diz a Kia que o sistema é capaz de regenerar a energia das frenagens para recarregar as baterias, que garantem até 5km de autonomia em modo elétrico.
A fabricante sul-coreana ainda garante que o Trail’ster Concept é entre 25% a 30% mais económico na cidade e entre 5% a 10% mais eficiente na estrada do que o Soul convencional.
Só que o visual é todo incrementado para atrair os olhares dos visitantes do Salão de Chicago, onde está sendo mostrado. Além da pintura branco pérola Polar Snowdrift com teto na cor bronze – sendo que ele ainda é retrátil, em lona -, há protetores plásticos nos para-choques e ainda uma proteção de alumínio sob o motor, além de molduras nas caixas de roda e rodas de 19 polegadas com pneus de neve Pirelli Winter Carving. Por dentro, o acabamento marrom e o seletor de tração são as novidades.
Só que o visual é todo incrementado para atrair os olhares dos visitantes do Salão de Chicago, onde está sendo mostrado. Além da pintura branco pérola Polar Snowdrift com teto na cor bronze – sendo que ele ainda é retrátil, em lona -, há protetores plásticos nos para-choques e ainda uma proteção de alumínio sob o motor, além de molduras nas caixas de roda e rodas de 19 polegadas com pneus de neve Pirelli Winter Carving. Por dentro, o acabamento marrom e o seletor de tração são as novidades.
Blogger Comment
Facebook Comment