O passado das fabricantes francesas está repleto de modelos à frente de seu tempo. A própria Citroën tem alguns, como o DS, o XM e também o C6, que acaba de ter sua produção encerrada na fábrica da marca em Rénnes, na França. Infelizmente não se pode dizer que este sedã delgado foi um sucesso…
Lançado em 2005, o Citroën C6 nunca alcançou a meta da fabricante de vender 20.000 unidades por ano, mesmo tendo sido carro oficial do ex-presidente da França Jacques Chirac. Seu insucesso, que teria sido motivado pelo preço elevado (ainda hoje custa 60 mil euros), fez a fabricante repensar a produção, e desde 2010 apenas duas unidades eram montadas por dia, todas com um motor 3.0 V6 diesel de 240 cavalos. Entre os sistemas que mais se destacavam no C6 estavam a suspensão hidropneumática Hydractive 3+, Head-up display (HUD) que hoje já se tornou comum em carros de luxo, nove airbags, bancos traseiros elétricos e capô ativo, que em caso de colisão com pedestre era elevado em 65 mm, criando uma barreira de amortecimento entre o pedestre e o motor. Com esta solução, o C6 foi o primeiro automóvel a receber 4 estrelas nos testes Euro NCAP no que diz respeito a proteção aos pedestres.
Algumas unidades equipadas com motor 3.0 V6 a gasolina de 220 cavalos chegaram a ser importadas entre 2006 e 2007, e ainda hoje valem cerca de R$ 60 mil.
Seu sucessor será o DS9, antecipado pelo conceito Numéro 9 este ano.
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