Switch Car

Unidos, compactos nacionais dariam origem a um carro de primeiro mundo

Entre detalhes e equipamentos, carros brasileiros mostram bom potencial
02_up! 
Em dezembro este blog completará sete anos no ar. Olhar para trás e lembrar como era o mercado de compactos em 2007 é um exercício de reflexão capaz de fazer qualquer um notar como o segmento mais importante do mercado evoluiu nos últimos anos. Neste meio tempo uma nova safra de compactos chegou às lojas com projetos modernos e repletos de tecnologias de segurança e entretenimento, pena que ainda não deu tempo para estes se espalharem pela concorrência.
Novo-Ford-Ka-2015 (6) 
Estes destaques dizem respeito a soluções antigas, mas que só agora começam a brotar nos carros pequenos. Um bom exemplo é o novo Ford Ka, que chega às lojas em setembro sobre uma plataforma global e com direito a controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa de série em sua versão topo de linha SEL. Herança do Fiesta. 
linha-fox-2015-1408379090624_956x500 
carroceria_3Tudo bem, o Volkswagen Fox Highline 2015 também tem controle de tração, mas o de estabilidade é opcional, assim como os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, inéditos no segmento e ainda raro em muitos carros de segmentos superiores. Só que ele ainda usa uma plataforma antiga ao contrário do Up!, baseado na NSF, novinha e exclusiva para compactos. Ele tem aços de alta e ultra resistência e até prensados a quente, e o resultado disso nós vimos quando ele mediu força com um obstáculo fixo nos testes de colisão do Latin NCAP: o habitáculo ficou intacto e, no fim, recebeu cinco estrelas em segurança. E olha que os controles eletrônicos, se série na Europa, nem figuram entre os opcionais no Brasil... 
novo_fiat_uno_evolution 
novo_fiat_uno_evolution_1O Fiat Uno não é lá tão novo, fez quatro anos em maio. Mesmo assim, em setembro ele chegará às lojas reestilizado e com primazia entre os nacionais ao equipar a versão Evolution com Start&Stop, aquele sistema que desliga o carro quando parado em sinais, por exemplo. É uma forma de economizar combustível que lá fora descobriram há décadas, mas só cruzava os oceanos em carros, no mínimo duas vezes e meia mais caros. 
Hyundai-HB20-2014-automatico-Copa-do-Mundo-Fifa-Brasil-interior-painel-blueMediaTV 
Só que o Uno reestilizado não vai tão bem na questão multimídia. Ele até tem câmera de ré, mas as imagens são exibidas no retrovisor interno. Seu rádio sequer tem tela sensível ao toque e deve GPS. O Fox tem tudo isso concentrado numa central multimídia opcional, mas a do Up! até dá informações sobre o modo de condução e consumo. Nenhum é tão bom de usar como o MyLink do Chevrolet Onix, que permite conectar 5 smartphones, ativa apps do dispositivo e exibe vídeos. A questão é que ele depende do aparelho telefônico para fazer o GPS funcionar, de um módulo opcional para ter TV e não tem CD player. Isso não acontece nos Hyundai HB20 com a central multimídia herdada da série Copa do Mundo. No Nissan March a central multimídia é capaz até mesmo de acessar o Facebook. 
Novo-GM-Onix-2014 (10) 
O HB20 também tem câmbio automático de verdade, com quatro marchas, assim como Peugeot 208 e Citroën C3. Isso significa que é deveras melhor que um automatizado, claro, mas fica atrás do câmbio do Onix, que tem seis marchas, permitindo que o motor 1.4 seja explorado da melhor forma, e não sufocado como acontece com os 1.6 coreanos e franceses. E vale lembrar que o Fox é o único com câmbio manual de seis marchas.oUQaTop 
Entre as amenidades, detalhes como porta-luvas e porta-malas com iluminação são bem vindos, porém luz nos parassóis ainda é raridade. O Toyota Etios não tem nada do que falamos até agora mas, ao contrário do Corolla, por exemplo, tem porta-luvas refrigerado. Também é o único com espelhos retrovisores com regulagem elétrica nos retrovisores em todas as versões(o Ka não tem nem como opcional). O Renault Sandero, também criado como um carro de baixo custo, é o único que abre mão de vareta para segurar o capô. A função recai sobre uma mola à gás, coisa chique que o Ka+ (sedã) tem para sustentar a tampa do porta-malas. 
Chevrolet Agile 2014 (22) 
Sensor crepuscular é legal, mas até o Chevrolet Agile tem, e mesmo com câmbio manual ele possui piloto automático, coisa raríssima. Já os sensores de chuva costumam ficar restritos a versões topo de linha, ou figurar como opcionais, como ocorre com Volkswagen Gol e Fox, e Fiat Palio. Nos três eles estão associados ao espelho retrovisor eletrocrômico, coisa que o Chevrolet Monza já oferecia há 20 anos mas que hoje ainda é raridade. 
Novo Sandero 2015 - Dynamique 1.6 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem. 
Só que ainda é mais fácil ver um unicórnio do que encontrar um Palio com seus airbags laterais opcionais. Por sorte – ou não – ainda não vi nenhum dos dois. Convém lembrar que o Ford Fiesta Titanium, mais completo, possui sete airbags. Este também conta com ar-condicionado digital, como os grã-finos 208 e C3, e como Renault Sandero e Nissan March, que convivem com o povão.nissan-march-brasil-2015-int 
Pegue estes pontos fortes do segmento, coloque no liquidificador até a mistura ficar homogênea, coloque numa forma untada na forma de carro e leve ao forno pré-aquecido a 200° por 30 min. O resultado será o compacto que todo mundo gostaria de ver sendo fabricado no Brasil.
Investigando você verá que os compactos equivalentes estrangeiros oferecem quase tudo isso no mesmo case. Isso significa que nossos carros estão no caminho certo, mas ainda há alguns degraus pela frente. E é bom lembrar que até mesmo lá fora, todos estes equipamentos tem impacto direto no preço. Nem tudo é perfeito.
SHARE
    Blogger Comment
    Facebook Comment