Entre detalhes e equipamentos, carros brasileiros mostram bom potencial
Em dezembro este blog completará sete anos no ar. Olhar para trás e lembrar como era o mercado de compactos em 2007 é um exercício de reflexão capaz de fazer qualquer um notar como o segmento mais importante do mercado evoluiu nos últimos anos. Neste meio tempo uma nova safra de compactos chegou às lojas com projetos modernos e repletos de tecnologias de segurança e entretenimento, pena que ainda não deu tempo para estes se espalharem pela concorrência.
Tudo bem, o Volkswagen Fox Highline 2015 também tem controle de tração, mas o de estabilidade é opcional, assim como os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, inéditos no segmento e ainda raro em muitos carros de segmentos superiores. Só que ele ainda usa uma plataforma antiga ao contrário do Up!, baseado na NSF, novinha e exclusiva para compactos. Ele tem aços de alta e ultra resistência e até prensados a quente, e o resultado disso nós vimos quando ele mediu força com um obstáculo fixo nos testes de colisão do Latin NCAP: o habitáculo ficou intacto e, no fim, recebeu cinco estrelas em segurança. E olha que os controles eletrônicos, se série na Europa, nem figuram entre os opcionais no Brasil...
O HB20 também tem câmbio automático de verdade, com quatro marchas, assim como Peugeot 208 e Citroën C3. Isso significa que é deveras melhor que um automatizado, claro, mas fica atrás do câmbio do Onix, que tem seis marchas, permitindo que o motor 1.4 seja explorado da melhor forma, e não sufocado como acontece com os 1.6 coreanos e franceses. E vale lembrar que o Fox é o único com câmbio manual de seis marchas.
Entre as amenidades, detalhes como porta-luvas e porta-malas com iluminação são bem vindos, porém luz nos parassóis ainda é raridade. O Toyota Etios não tem nada do que falamos até agora mas, ao contrário do Corolla, por exemplo, tem porta-luvas refrigerado. Também é o único com espelhos retrovisores com regulagem elétrica nos retrovisores em todas as versões(o Ka não tem nem como opcional). O Renault Sandero, também criado como um carro de baixo custo, é o único que abre mão de vareta para segurar o capô. A função recai sobre uma mola à gás, coisa chique que o Ka+ (sedã) tem para sustentar a tampa do porta-malas.
Só que ainda é mais fácil ver um unicórnio do que encontrar um Palio com seus airbags laterais opcionais. Por sorte – ou não – ainda não vi nenhum dos dois. Convém lembrar que o Ford Fiesta Titanium, mais completo, possui sete airbags. Este também conta com ar-condicionado digital, como os grã-finos 208 e C3, e como Renault Sandero e Nissan March, que convivem com o povão.
Pegue estes pontos fortes do segmento, coloque no liquidificador até a mistura ficar homogênea, coloque numa forma untada na forma de carro e leve ao forno pré-aquecido a 200° por 30 min. O resultado será o compacto que todo mundo gostaria de ver sendo fabricado no Brasil.
Investigando você verá que os compactos equivalentes estrangeiros oferecem quase tudo isso no mesmo case. Isso significa que nossos carros estão no caminho certo, mas ainda há alguns degraus pela frente. E é bom lembrar que até mesmo lá fora, todos estes equipamentos tem impacto direto no preço. Nem tudo é perfeito.
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