O Novo Ford Focus retornou ao La Rural, onde há um mês acontecia o Salão de Buenos Aires, para uma feira de agronegócios, e de quebra novas informações foram divulgadas, contadas pelo Alexandre em seu post mais cedo. Agora tivemos acesso ao material de treinamento para a rede de concessionários argentinos, graças ao leitor Georg Goersch, que nos dá detalhes técnicos dos motores e até preços.
Nesta terceira geração o Ford Focus estará disponível nas versões S, SE, SE Plus e Titanium. A primeira versão fica restrita ao motor 1.6 Sigma TiVCT, o mesmo que acaba de estrear com o New Fiesta e que gera 125 cv com gasolina e 130 cv com álcool, e torque de 16 kgfm, mas apenas com câmbio manual de cinco marchas – nada de Powershift.
As demais versões terão à disposição o novo motor 2.0 Duratec GDI (sigla em inglês para injeção direta de gasolina). Além de substituir a injeção do tipo MPI por injeção direta, o Duratec teve sua relação de compressão aumentada de 10,8:1 para 12:1, além de coletor e canais de admissão com fluxo otimizado e recebeu duplo comando de válvulas variáveis, para admissão e escape, e está de acordo com as normas do Euro V.
O resultado da brincadeira, com gasolina, é uma potência de 170 cv a elevados 6600 rpm, pois o corte é a 6800 rpm, e torque máximo de 20,5 kgfm a 4250 rpm. Na versão SE esta força só chega às rodas dianteiras por meio do câmbio manual de cinco marchas, mas os SE Plus e Titanium terão como opção o câmbio Powershift de dupla embreagem e seis marchas.
Além de dados técnicos o material também revela os preços do Ford Focus Ttitanium para o mercado argentino, que serve para ter uma noção de preço para o mercado Brasileiro. Com câmbio manual o hatch custará 169.700 pesos (R$ 69.815), e o sedã 172.800 pesos (R$ 71.100), ao passo que o hatch com Powershift custará 175.000 pesos (R$ 71.995), e o sedã 189.340 pesos (R$ 77.900).
Não é bom seguir à risca tais valores para o Brasil, afinal o Focus atual parte de 115 mil pesos na Argentina, coisa de R$ 47 mil, mas aqui parte de R$ 53 mil, e o New Fiesta Titanium que aqui custa R$ 51 mil lá custa 135 mil pesos, o que equivale a mais de R$ 55 mil.
Entre os equipamentos o modelo trará assistente de manobras, sistemas Sync e MyFord Touch com tela sensível ao toque de 8 polegadas e câmera de ré, ar-condicionado de duas zonas, faróis bi-xenon, controle de tração, direção elétrica e seis airbags. O cardápio ainda inclui transmissões de seis marchas, manual ou automatizada de dupla embreagem (PowerShift). GPS será um opcional de 1500 pesos (R$ 618). O lançamento está previsto para ocorrer entre setembro e outubro.
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