Após nove anos de produção, a R1200GS continua a ser a líder de vendas no seu segmento, com mais de 170.000 unidades vendidas por todo o mundo.
Mas era importante inovar e enfrentar os desafios do futuro. Por isso a nova GS foi desenvolvida sob um caderno de encargos cujos objetivos compreendiam:
- Aumentar a performance geral sem negligenciar as suas bem estabelecidas virtudes;
- Manter-se perfeita nas suas habilitações turísticas;
- Aumentar as suas capacidades para o fora de estrada;
- Alcançar maior desempenho em termos de motor e condução;
- Garantir níveis de emissões e ruído dentro dos parâmetros requeridos no futuro (Euro4);
- Suspensão de desempenho superior, garantindo ainda ótima tração e maior desempenho fora de estrada;
- Aumentar a segurança ativa e passiva;
- Manter o design inconfundível, típico da GS.
- Aumentar a performance geral sem negligenciar as suas bem estabelecidas virtudes;
- Manter-se perfeita nas suas habilitações turísticas;
- Aumentar as suas capacidades para o fora de estrada;
- Alcançar maior desempenho em termos de motor e condução;
- Garantir níveis de emissões e ruído dentro dos parâmetros requeridos no futuro (Euro4);
- Suspensão de desempenho superior, garantindo ainda ótima tração e maior desempenho fora de estrada;
- Aumentar a segurança ativa e passiva;
- Manter o design inconfundível, típico da GS.
Para isso, a BMW Motorrad apostou forte e desenvolveu um novo conjunto cujas especificações genéricas se podem resumir como segue:
O motor completamente redesenhado com 1170cc de cilindrada alcançando 125 cv as 7.700rpm sob um torque de 12,7 kgf/m às 6.500rpm, apresenta agora cabeças de cilindro redesenhadas, arrefecimento por líquido, e uma nova bolha compacta, mais leve e otimizada.
A caixa de seis velocidades integrada no bloco do motor é servida por uma embreagem deslizante, banhada a óleo e cuja operação se nota ainda mais leve na manete.
A admissão também foi redesenhada e apresenta agora corpos de 52mm de diâmetro.
O acelerador eletrónico (ride by wire) garante uma melhor resposta, bem como permite conjugar funções especiais.
Também o escape é inovador, apresentando uma válvula de regulagem controlada eletronicamente e que também ajuda a proporcionar um ruido de funcionamento tipicamente “boxer”.
A gestão do motor permite agora que o condutor possa escolher entre diversos modos de condução:
- Chuva,
- Estrada,
- Dinâmico,
- Enduro e
- Enduro Pro ;
- Estrada,
- Dinâmico,
- Enduro e
- Enduro Pro ;
que além de ajustarem a disponibilidade do motor, são conjugados com o controle de tração, o ABS e o ESA (regulagem de suspensão electrônica), este último numa opção “ex-works”.
A suspensão também apresenta uma maior rigidez torsional devido ao reforço do quadro tubular e do sub-quadro, cujas geometrias foram também revistas.
O Telelever da suspensão dianteira foi otimizado tal como o EVO Paralever traseiro que em conjunto garantem uma leitura do piso ainda mais eficaz.
A transmissão também foi redesenhada, sendo que o novo cardã é mais leve e está acoplados do lado esquerdo da moto. O seu comprimento mais longo garante uma melhoria na tração.
A posição de condução também foi revista, sendo que o assento e o guidon garantem agora ainda mais conforto e, através de uma redução na largura entre pernas, o acesso dos pés ao chão fica ainda mais facilitado, apesar de o conjunto oferecer uma maior altura ao chão.
A “bolha” é agora regulável apenas com uma mão e o banco apresenta regulações múltiplas.
Os pneus também sofreram alterações. “engordaram” para 120/70 na frente e 170/60 na traseira, mantendo nas rodas as medidas de R19 e R17 respectivamente. Os freios assistidos por pinças Brembro Monobloco de montagem radial, com um disco mais generoso na roda traseira (276mm).
O ABS é de série, mas a suspensão semi-ativa é um opcional, tal como o “Cruise Control”.
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