Sul-coreana prevê estreia no México para julho
Hoje a Kia nem mesmo importa carros para o México, mas planeja para julho sua estreia naquele mercado. E vai um pouco mais além: a partir do ano que vem começa a fabricar o Cerato e um sua nova unidade que ainda está em construção na cidade de Pesquería. Além de abastecer o mercado interno e, principalmente, os Estados Unidos, a fábrica mexicana também teria seus carros enviados ao Brasil.
A nova fábrica representa um investimentos da ordem de US$ 1 bilhão e começa a operar no primeiro semestre de 2016. Em 2017 já deverá enviar as primeiras unidades do Cerato para o Brasil. O compacto Rio também seria fabricado por lá nas versões hatch e sedã. Com capacidade de produção anual de 300 mil carros, mais tarde também poderá montar o SUV Sportage.
Importar do México tem um custo de transporte menor do que trazendo da Coreia do Sul, sem contar que os carros podem se ver livre dos 35% de imposto de importação. A questão é que, por não estar habilitada no Inovar-Auto, os carros continuariam pagando o IPI majorado em 30 pontos percentuais. É, digamos, menos pior…
Para fazer sala enquanto a fábrica não fica pronta, o Kia Cerato estreia no mercado mexicano em julho com motor 2.0 de 158cv. O Sportage chegaria logo em seguida com o mesmo motor, mas com 151cv. O Sportage seria o terceiro lançamento, sempre com motor 2.4 de 185cv e opção de tração 4x4.
Blogger Comment
Facebook Comment