Com 77 cavalos e 10kgfm, novo motor promete ser mais eficiente
Aos poucos os motores 1.0 de três cilindros deixam de ser algo exótico para se tornarem comuns. Após Kia, Hyundai, Volkswagen e Ford, quem passa a seguir a tendência é a Nissan com um motor inédito desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro e que faz sua estreia no March. O novo Versa, que já está sendo montado na fábrica de Resende (RJ), também receberá o motor.
A base do novo motor é um 1.2 de três cilindros presente em vários Nissan na Europa e Ásia, inclusive em versões com turbo e injeção direta. A diferença é que o bloco é menor: o curso dos pistões foi encurtado de 83,6mm para 69,7mm. Mas mantiveram o comando variável para as válvulas de admissão e o resultado é um 1.0 12v que gera 77cv a 6.200rpm e 10kgfm de torque a 4.000rpm, com gasolina ou álcool. O câmbio é o mesmo manual de 5 marchas.
Para efeito de comparação, o 1.0 de quatro cilindros fornecido pela Renault e que equipava o March rendia 74cv a 5.850rpm e 10kgfm a 4350rpm. O ganho nestes números é mínimo, mas a preocupação da Nissan é com os números de consumo.
Com novo motor o Nissan March faz 8,8km/l com álcool e 12,9km/l com gasolina na cidade. Em estradas, as médias são de 10,3km/l e 15,1km/h, respectivamente. O antigo motor fazia 8,7km/l (A) e 12,5km/l (G) na cidade e 10,4km/l (A) e 14,8km/l (G) na estrada. Vantagem pouca, mesmo que a relação da 5a marcha tenha sido alongada (0,821 para 0,7949) para baixar as rotações em velocidade de cruzeiro. Só que o diferencial foi encurtado (4.067 para 4.500). Outra novidade é que o motor tem sistema de partida a frio Flex Start, que elimina o tanque auxiliar de gasolina.
Números impactados negativamente foram os de desempenho. Com o antigo 1.0 o March chegava aos 100km/h em 14,5s, com máxima de 167km/h. Do novo, só sabemos que chega aos 100km/h em 15s.
Com novo motor o Nissan March faz 8,8km/l com álcool e 12,9km/l com gasolina na cidade. Em estradas, as médias são de 10,3km/l e 15,1km/h, respectivamente. O antigo motor fazia 8,7km/l (A) e 12,5km/l (G) na cidade e 10,4km/l (A) e 14,8km/l (G) na estrada. Vantagem pouca, mesmo que a relação da 5a marcha tenha sido alongada (0,821 para 0,7949) para baixar as rotações em velocidade de cruzeiro. Só que o diferencial foi encurtado (4.067 para 4.500). Outra novidade é que o motor tem sistema de partida a frio Flex Start, que elimina o tanque auxiliar de gasolina.
Números impactados negativamente foram os de desempenho. Com o antigo 1.0 o March chegava aos 100km/h em 14,5s, com máxima de 167km/h. Do novo, só sabemos que chega aos 100km/h em 15s.
Você confere nossas primeiras impressões ainda hoje.
Se o motor muda, a gama de versões e os equipamentos não. Os preços é que aumentam, por conta do IPI. Confira a lista a seguir:
Se o motor muda, a gama de versões e os equipamentos não. Os preços é que aumentam, por conta do IPI. Confira a lista a seguir:
1.0 Conforto: R$ 35.990 – Tem ar-acondicionado e direção elétrica de série
1.0 S: R$ 37.990 – Acrescenta travas, vidros e retrovisores elétricos, além de chave com telecomando
1.0 SV: R$ 40.990 – Agrega rádio com Bluetooth com comandos no volante, faróis de neblina, aerofólio e rodas de 15 polegadas
O March Active 1.0, lançado no final de 2014 com o visual antigo do modelo permanece com o antigo motor 1.0 de quatro cilindros. Segundo a Nissan, a migração para o novo motor só deverá acontecer se o mercado pedir, se justificando pelo fato desta versão ser voltada para frotistas.
O March Active 1.0, lançado no final de 2014 com o visual antigo do modelo permanece com o antigo motor 1.0 de quatro cilindros. Segundo a Nissan, a migração para o novo motor só deverá acontecer se o mercado pedir, se justificando pelo fato desta versão ser voltada para frotistas.
1.6 também tem novidades
Mais potente, o motor 1.6 16v de 111cv também ganha sistema de partida a frio sem tanquinho Flex Start. As versões com o motor maior também sofreram reajustes nos preços:
1.6 S: R$ 40.990 - mesma configuração da 1.0 S
1.6 SV: R$ 43.990 - mesma configuração da 1.0 SV
1.6 SL: R$ 47.490 - ganha ar-condicionado digital, navegador com redes sociais, câmera de ré e rodas aro 16
1.6 SV: R$ 43.990 - mesma configuração da 1.0 SV
1.6 SL: R$ 47.490 - ganha ar-condicionado digital, navegador com redes sociais, câmera de ré e rodas aro 16
Blogger Comment
Facebook Comment