Com turbo e supercharger, motorzinho gera até 68cv
A Renault aproveitou o evento Innovations@Renault, em Paris, para mostrar algumas das novas tecnologias nas quais está trabalhando para seus futuros carros. A mais interessante delas é um pequeno motor diesel de apenas dois cilindros que pode equipar carros pequenos, como o Twingo, no futuro.
Não basta ter apenas dois cilindros. Este motor também é dois tempos e ainda tem turbo e supercharger. Como resultado, potência entre 48 e 68 cavalos e torque que varia entre 11,5kgfm e 14,8kgfm. Diz a Renault que este pequeno motor é altamente eficiente, mas pretende melhorar ainda mais seu desempenho antes de começar a utilizá-lo.
A fabricante francesa também mostrou um novo motor elétrico criado e desenvolvido por ela mesma. É 10% menor e mais potente, com 88cv e 22kgfm de torque. Também foi atração seu motor de três cilindros a gasolina e GLP que se tornou 25% mais eficiente ao receber a tecnologia start-stop, sistema de recuperação de energia e modo ECO.
A última novidade é o HYDIVU (Diesel híbrido para comerciais leves). É baseado em um mootr twin-turbo dCi de 165cv que trabalha em conjunto com um elétrico alimentado pela bateria de 48v instalada sob o assoalho. O motor elétrico pode reduzir a força necessária para que o veículo arranque ou quando necessitar de mais força, e ainda pode manter a velocidade quando em cruzeiro, reduzindo o consumo.
A fabricante francesa também mostrou um novo motor elétrico criado e desenvolvido por ela mesma. É 10% menor e mais potente, com 88cv e 22kgfm de torque. Também foi atração seu motor de três cilindros a gasolina e GLP que se tornou 25% mais eficiente ao receber a tecnologia start-stop, sistema de recuperação de energia e modo ECO.
A última novidade é o HYDIVU (Diesel híbrido para comerciais leves). É baseado em um mootr twin-turbo dCi de 165cv que trabalha em conjunto com um elétrico alimentado pela bateria de 48v instalada sob o assoalho. O motor elétrico pode reduzir a força necessária para que o veículo arranque ou quando necessitar de mais força, e ainda pode manter a velocidade quando em cruzeiro, reduzindo o consumo.
Blogger Comment
Facebook Comment