Preto e cinza completam o pódio das cores preferidas nos carros novos
Levantamento da PPG Industries, uma das maiores fabricantes de tintas para a indústria automotiva, revela que a cor branca dominou a venda de carros novos no mundo em 2014 com uma parcela de 28%. A cor também liderou em 2013, mas com 25% dos carros vendidos. Este ano o segundo lugar ficou para a cor preta, com 18%, seguido pelo cinza, com 13%.
Mas a predileção pela cor branca varia de acordo com o mercado e nem sempre domina sozinha. Nos Estados Unidos, por exemplo, 23% dos carros vendidos em 2014 eram brancos, 18% pretos e 16% cinza. Na Europa, o branco também dominou com 25%, seguido pelo preto, com 15% e prata e cinza que, juntos, representaram 14%.
Lá na Ásia o branco ficou com 31% do mercado, seguido pelo preto (20%) e pelo prata (12%). Mas a situação muda na América do Sul, onde o prata e o branco ficaram empatados com 32%, seguido pelo preto com 13% e o cinza, com 11%.
Apesar de não ter ficado tão bem nas estatísticas, a cor azul teve destaque em 2014. Foi a cor-conceito – aquela que marca o lançamento de um carro – de vários modelos, como os novos Renault Sandero, Honda Fit e Civic, VW Fox, Nissan March e Lifan 530. Para 2015 as previsões da PPG apontam para uma alta nas cores de tons naturais, como laranja, castanho, bronze e dourado.
Lá na Ásia o branco ficou com 31% do mercado, seguido pelo preto (20%) e pelo prata (12%). Mas a situação muda na América do Sul, onde o prata e o branco ficaram empatados com 32%, seguido pelo preto com 13% e o cinza, com 11%.
Apesar de não ter ficado tão bem nas estatísticas, a cor azul teve destaque em 2014. Foi a cor-conceito – aquela que marca o lançamento de um carro – de vários modelos, como os novos Renault Sandero, Honda Fit e Civic, VW Fox, Nissan March e Lifan 530. Para 2015 as previsões da PPG apontam para uma alta nas cores de tons naturais, como laranja, castanho, bronze e dourado.
Fotos | Fabio Perrotta
Blogger Comment
Facebook Comment