Nova transmissão permite desligar o motor com o carro em movimento
Sim, câmbio de DEZ marchas, automatizado de dupla embreagem. É apenas o parceiro de uma nova versão de nova versão do motor 2.0 TDI (turbodiesel) da família EA288 que gera até 270cv graças, entre outras coisas, a um turbocompressor elétrico capaz de eliminar o atraso na resposta do turbo, o chamado “turbo lag”.
Numa rápida explicação, o turbo funciona por meio da pressão dos gases de escape. Portanto, ele só começa a atuar no momento que os gases de escape são suficientes para movimentar a turbina e gerar pressão. O tempo que demora para isso acontecer é o turbo-lag. O turbo elétrico – ou e-turbo – usa um motor elétrico para movimentar a turbina e, por isso, seu funcionamento é independente dos gases de escape e, portanto, instantâneo.
Ainda há um novo sistema de variação dos tempos de abertura de válvula e sistema de injeção common rail que trabalha a 2500bar de pressão. O resultado desta tecnologia não é só desempenho: este novo motor é 14% mais eficiente que o atual 2.0 TDI de 240cv e 10cv mais potente que o 3.0 V6 TDI que equipa do Touareg. Torque não foi divulgado, mas estima-se algo em torno dos 50kgfm.
Para este novo motor e muitos outros utilizados hoje no grupo Volkswagen, a marca apresenta um novo câmbio DSG de dupla embreagem com 10 marchas, o DQ511, que aguenta até 55kgfm de torque e que será peça chave na linha da empresa para atender às especificações de emissões e consumo cada vez mais rígidas.
Uma das funções deste câmbio é desligar o motor quando de tira o pé do acelerador em velocidade de cruzeiro. Uma espécie de start-stop, só que com o carro em movimento, representando uma evolução do sistema dos Audi que faz o carro “velejar”, desconectando a transmissão e mantendo o motor em ponto morto. Também conta com novo sistema de recuperação de energia cinética.
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