Sedã chega no ano que vem e será nacional a partir de 2016
Ousado e ao mesmo tempo revolucionário. É assim que o novo Jaguar XE é visto pela fabricante. Apresentado mundialmente em Londres, o modelo busca ser uma espécie de Evoque da Jaguar. Ele chega ao Brasil em 2015, ainda importado, mas começa a ser fabricado por aqui em 2016, na fábrica da Jaguar Land Rover, em Itatiaia, Rio de Janeiro.
Com preços um pouco acima dos pedidos na trinca Mercedes Benz Classe C, BMW Série 3 e Audi A4, o XE chega ao mercado com o objetivo de alavancar as vendas da Jaguar, se inspirando no recente sucesso obtido pela Land Rover com o Evoque, ou seja, sem abrir mão de luxos. Mesmo assim, ele marca o retorno do câmbio manual aos carros da marca, algo que não se via desde 2009. O modelo foi apresentado na versão XE S, 3.0 V6 Supercharged de 340cv e 45,9kgfm e o câmbio automático de oito velocidades - o mesmo do F-Type – e capaz de levá-lo aos 100km/h em 5,2s. A versão ainda aposta nas grandes tomadas de ar no para-choque dianteiro, spoiler traseiro e pelas rodas aro 20" exclusivas.
Demais versões, equipadas com os novos motores 2.0 turbo de quatro cilindros diesel e a gasolina da nova família Ingenium - que também serão produzidos em Itatiaia e equiparão o novo Discovery Sport – serão apresentadas no Salão de Paris, no início de outubro. Eles serão acoplados ao conhecido câmbio ZF de oito velocidades. A opção manual também será disponibilizada, mas apenas para os diesel.
O XE é o Jaguar mais aerodinâmico da história com cx de apenas 0,26. Atualmente o Mercedes Benz CLA tem o menor coeficiente aerodinâmico entre os carros de produção no mundo, com 0,22. Ainda utiliza o mesmo conjunto de suspensão dianteira do F-Type, em alumínio forjado e seu chassi, também feito integralmente de alumínio - pesa apenas 342 kg sem pintura.
O modelo chega também com um grande aparato tecnológico para fazer frente aos rivais. Ele é equipado com o ASPC, sistema criado pela Jaguar/Land Rover que freia o carro em situações de emergência e até 30 km/h, evitando acidentes com motoristas descuidados. O sistema é semelhante ao City Safety utilizado pela Volvo. Ele estreia também uma nova geração de HUD (head-up display) a laser, que projetam imagens com muito mais cores e nitidez do que a geração anterior, equipada com uma tela de acrílico, além de ocuparem menos espaço no painel do carro e serem mais leves. O novo sistema de multimídia e entretenimento InControl do XE também merece destaque. Além das funcionalidades populares, o sistema conta com integração ao smartphone do motorista, o que permite acesso remoto aos controles do ar condicionado, travamento de portas e até o acionamento do motor. A tela no painel é de 8 polegadas e o sistema de som ficou por conta da Meridian, renomados especialistas em áudio britânicos.
Detalhes da gama do novo Jaguar XE serão revelados em outubro, durante o Salão do Automóvel de Paris. Mas não se preocupe, ele estará no Salão do Automóvel de São Paulo!
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