Design do modelo se aproxima do irmão menor Macan
Lançada em 2010, a atual geração do Porsche Cayenne passa agora por um leve facelift para o manter atualizado por mais alguns anos. As novidades se limitam a alterações no visual acompanhando o estilo adotado pelo Macan e a novas opções de motorização: o Cayenne S E-Hybrid a gasolina e um novo 3.6 V6 biturbo para substituir o V8 do Cayenne S.
Para manter a familiaridade com o Macan, menor SUV da marca, a Porsche mudou a frente do Cayenne por completo, com novo para-choque, capô e grade dianteira. Os faróis também são novos e são do tipo bixênon nas versões de entrada, com quatro LEDs flutuantes nos S e no Turbo o conjunto possui apenas LEDs com direito ao sistema de luzes dinâmicas da Porsche (Porsche Dynamic Light System).
A traseira também tem alterações importantes, com novas lanternas que remetem às do Macan, mais retas, e a uma nova tampa do porta-malas, que coloca a placa sob um vinco horizontal bem definido. Aliás, a tampa do porta-malas elétrica passa a ser de série. As saídas de escape também são novas.
Por dentro as novidades se resumem a um novo volante esportivo multifuncional, inspirado no usado pelo 918 Spyder e novos bancos traseiros com opção de saída de ar-condicionado dedicada.
Por dentro as novidades se resumem a um novo volante esportivo multifuncional, inspirado no usado pelo 918 Spyder e novos bancos traseiros com opção de saída de ar-condicionado dedicada.
Gigante, a gama de motores traz novidades para torná-los mais econômicos, como o função que permite aumentar as relações de marcha ao máximo ao se retirar o pé do acelerador, além de sistema de gestão térmica revisto – com direito a defletores de ar ativos - e um novo auto start-stop plus, sistema que desliga o motor após muito tempo parado e o religa quando exigido.
A grande novidade é a versão S E-Hybrid, híbrida e recarregável em tomada, com bateria de íons de lítio de . Se trata de 10,8 kWh que lhe permite percorrer de 18 a 36 quilômetros apenas em modo elétrico. O motor elétrico tem 95cv e se une ao V6 3.0 litros com Compressor que gera 333 CV. Em conjunto, os dois garantem 416cv e 59,5kgfm de torque, que o faz chegar aos 100km/h em 5,9 segundos e a uma velocidade máxima de 243km/h – 125km/h em modo elétrico -, com consumo médio de 29,4km/l.
Como dito, o Cayenne S perdeu seu 4.8 V8 aspirado de 400cv em detrimento ao 3.6 V6 biturbo de 420cv e 55,5kgfm de torque já visto no Macan. Ele está associado ao câmbio automático Tiptronic de oito marchas e garante aceleração de 0 a 100km/h em 5,5 segundos, ou seja, 0,4s mais rápido que o V8.
A grande novidade é a versão S E-Hybrid, híbrida e recarregável em tomada, com bateria de íons de lítio de . Se trata de 10,8 kWh que lhe permite percorrer de 18 a 36 quilômetros apenas em modo elétrico. O motor elétrico tem 95cv e se une ao V6 3.0 litros com Compressor que gera 333 CV. Em conjunto, os dois garantem 416cv e 59,5kgfm de torque, que o faz chegar aos 100km/h em 5,9 segundos e a uma velocidade máxima de 243km/h – 125km/h em modo elétrico -, com consumo médio de 29,4km/l.
Como dito, o Cayenne S perdeu seu 4.8 V8 aspirado de 400cv em detrimento ao 3.6 V6 biturbo de 420cv e 55,5kgfm de torque já visto no Macan. Ele está associado ao câmbio automático Tiptronic de oito marchas e garante aceleração de 0 a 100km/h em 5,5 segundos, ou seja, 0,4s mais rápido que o V8.
O motor 4.4 V8 também passou por ajustes e agora rende 520cv, ou 20cv a mais, enquanto o Cayenne Diesel viu seu 3.0 V6 passar de 248cv para 262cv. O V8 Diesel ganhou 5cv, passando agora aos 387cv.
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