IPI e dólar atrapalharam os planos da General Motors
Se a geração anterior do Malibu, vendida no Brasil por menos de dois anos, não conseguia ter preço competitivo diante do Ford Fusion – importado do México sem ter que pagar 35% de impostos de importação –, que dirá agora sendo taxado com 35% de imposto de importação mais IPI 30 pontos percentuais maior que o de um carro nacional. O preço chegaria a R$ 150 mil, aponta o Jornal do Carro, sendo que o Fusion mais em conta custa R$ 96.900.
O preço parece exagerado, pois, nas mesmas condições a Nissan traz o Altima (2.5) por R$ 108 mil, a Honda vende o Accord por R$ 119.900 (2.4) e a Toyota vende o Camry (3.5) por R$ 150.600. Todos eles são concorrentes do Malibu nos EUA, mas, de fato, só o Fusion vende bem no Brasil. Aliás, nem nos Estados Unidos o Malibu vende bem.
Cadillac
Desta forma, o Chevrolet Camaro – fabricado no Canadá – deve continuar como o único carro importado mesmo sob condições pouco favoráveis. Ele ainda consegue ser rentável por não ter concorrentes diretos por aqui.
Blogger Comment
Facebook Comment