As contas não fecharam e projeto foi engavetado
Lançado na China faz poucos meses, o novo Volkswagen Santana tinha lançamento certo no Brasil; até agora. A intenção da Volkswagen era inserir o novo sedã no Brasil para concorrer com Chevrolet Cobalt e Fiat Grand Siena, e substituir o Polo Sedan. Mas as contas não fecharam, e o projeto de fabricá-lo no Brasil foi congelado.
Hoje os custos terminariam próximos aos do Honda City, mas ainda oferecendo o mesmo que os sedãs mais baratos. E, no fim das contas, ainda seria confundido com o Voyage – ou com Jetta, Passat, Phaeton… Ainda assim, a produção local ainda não está totalmente descartada.
Baseado em versão longa da plataforma do novo Polo Sedan, a PQ35, o Santana tem entre-eixos de 2,63 m e porta-malas de 480 litros. As unidades vendidas no Brasil seriam fabricadas em São Bernardo do Campo (SP) e contariam com um novo motor 1.6 16V flex da nova família EA211, que promete gerar 115 cv com gasolina e 120 cv com álcool. Este deve terminar estreando no ano que vem com a Saveiro.
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