As vendas de veículos em julho mantiveram-se praticamente estáveis em relação a maio, com alta discreta de 0,77%, segundo o balanço mensal da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Contudo, se a comparação for com o mesmo período de 2012, a elevação é mais significativa, de 4,62%. O mês contabilizou 302.896 automóveis e comerciais leves emplacados, enquanto a soma total do primeiro semestre é recorde e chega a 1.707.814 unidades.
O Gol continua sendo o automóvel mais vendido do país, com o Uno em vice. O Palio sustentou o terceiro lugar, à frente da dupla Fox/CrossFox. O Fiesta, ajudado pela chegada da nova geração, continua em alta e fechou o mês na quinta colocação. O Onix, por sua vez, voltou a superar o HB20, que ficou fora das 10 primeiras posições no ranking geral de junho. O Sandero é o oitavo.
Entre os sedans compactos, o Siena segue no primeiro degrau do pódio. O Classic, que já foi líder e não vinha apresentando resultado tão bom em 2013, deu um verdadeiro salto e fechou o mês como vice, à frente do Voyage e com pequena diferença em relação ao Fiat. Outro Chevrolet, o Prisma, também registrou avanço significativo e ficou com o quarto lugar, com o Cobalt logo atrás. Os dois irmãos de marca estão à frente do HB20S, que embora esteja obtendo números de vendas significativos, não demonstra o mesmo fôlego da versão hatch. Fiesta e Etios seguem na ordem.
O Focus parece sentir os efeitos da substituição iminente por uma nova geração e voltou a ser superado pelo Cruze Sport6 no resultado mensal, embora mantenha a liderança por margem mínima na soma acumulada. No segundo pelotão, muito atrás dos dois líderes, parece ocorrer um efeito semelhante: o Golf, outro que está prestes a ser totalmente reformulado, foi ultrapassado pelo 308 e pelo Bravo. O Peugeot conseguiu uma vantagem confortável, mas a diferença em relação ao Fiat foi apertada, de apenas 12 veículos. O lanterna da categoria continua sendo o i30.
Tradicionalmente palco de disputas mais acirradas, a categoria de sedans médios não apresentou grandes mudanças em relação a maio. O Civic permanece no topo do ranking, seguido de perto pelo Corolla e mais de longe pelo Cruze. O Jetta voltou a superar o Fluence no resultado mensal, mas o modelo da Renault detém a vantagem sobre o Volkswagen na soma de todos os meses do ano. O Focus, que vinha se mantendo na sexta posição, foi ultrapassado pelo Linea.
Nenhuma novidade no atualmente pequeno segmento de peruas compactas. A dupla alemã SpaceCross/SpaceFox permanece à frente da rival italiana Palio Weekend, por pequena diferença tanto no cálculo mensal quanto no acumulado.
O Honda Fit, que havia sido desbancado pela Chevrolet Spin no último mês, reagiu e recuperou o primeiro lugar entre os monovolumes. Mais atrás, a dupla Citroën C3 Picasso/AirCross permanece à frente do Nissan Livina.
A categoria das picapes compactas costuma ser a que apresenta menos mudanças entre um mês e o outro. A Fiat Strada continua liderando com margem confortável da vice Volkswagen Saveiro, que por sua vez mantém distância confortável da terceira colocada Chevrolet Montana.
As picapes médias também não tendem apresentar grandes mudanças no ranking de vendas ao longo dos meses e o resultado é o mesmo de maio: a S10 segue líder, com a Hilux em vice. No terceiro lugar, porém houve mudança, com a L200 ultrapassando a Amarok. A Frontier também avançou e abocanhou a quinta posição, superando a Ranger.
Primeiro colocado tradicional, o EcoSport continua com vantagem folgada sobre o arquirrival Duster. Bem atrás dos dois líderes, o Pajero sustentou a terceira posição, alcançada após uma ultrapassagem sobre o Tucson no mês passado.
No ranking de marcas, a novidade ficou por conta da Volkswagen, que reagiu e recuperou a segunda posição, tomada pela Chevrolet em maio. A Fiat manteve a liderança, enquanto a Ford continua estável no quarto lugar. Logo abaixo, Renault e Hyundai protagonizam um duelo acirradíssimo pelo quinto lugar, com sucessivas inversões. Após ser superada pela marca coreana no último mês, a francesa voltou a levar vantagem em junho. Confira a listagem completa abaixo:
1º | FIAT | 63.847 | 21,08% |
2º | VW | 58.749 | 19,40% |
3º | GM | 55.484 | 18,32% |
4º | FORD | 28.728 | 9,48% |
5º | RENAULT | 20.018 | 6,61% |
6º | HYUNDAI | 15.887 | 5,25% |
7º | TOYOTA | 14.775 | 4,88% |
8º | HONDA | 12.434 | 4,11% |
9º | NISSAN | 5.722 | 1,89% |
10º | MITSUBISHI | 5.319 | 1,76% |
11º | PEUGEOT | 5.307 | 1,75% |
12º | CITROEN | 5.091 | 1,68% |
13º | KIA | 2.625 | 0,87% |
14º | BMW | 1.280 | 0,42% |
15º | JAC | 1.225 | 0,40% |
16º | LAND ROVER | 1.020 | 0,34% |
17º | MERCEDES-BENZ | 956 | 0,32% |
18º | CHERY | 609 | 0,20% |
19º | SUZUKI | 522 | 0,17% |
20º | AUDI | 498 | 0,16% |
Blogger Comment
Facebook Comment