Switch Car

Obituário: Ford Courier


Com muita sorte a Ford Courier se despedirá do mercado sem estar na lanterna do segmento de picapes compactas, isso porque a Peugeot negou que a picape Hoggar tenha saído de linha. Segundo nossos amigos a velha picape da Ford já começou a ter sua linha de montagem desativada. Pedidos não são mais aceitos e só estão sendo produzidas unidades já programadas. As últimas unidades serão produzidas no início de fevereiro, apontam.
Derivada da primeira geração do Ford Fiesta da Ford Pampa, que por anos foi uma das picapes mais vendidas do país fabricada no Brasil, a partir de 1996, a Courier chegou no ano seguinte como substituta da Ford Pampa, que por anos foi uma das picapes mais vendidas do país. O objetivo era concorrer com a Saveiro G2, Corsa Pick-up e Fiorino Pick-up. Todos mudaram, mas ela continuou intacta.
Desenhada e desenvolvida para o mercado brasileiro, ela chegou equipada com o nada amigavel motor 1.3 Endura de 60cv e com o Zetec SE 1.4 16V de 88cv. Em 2000 ela sofreu a primeira reestilização. Perdeu aquela frente tristonha graças aos novos faróis, para-lamas, capô e para-choque dianteiro. O melhor mesmo foi a substituição dos motores 1.3 e 1.4 pelo 1.6 Zetec Rocam de 95cv e 14,3kgfm de torque.
Depois de 2000 não houve mais alterações estéticas. Em 2001 a Ford Courier ganhou a versão Sport, que se destacava pelas rodas de liga-leve, grade cromada, espelhos com lentes azuis e rack no teto. Em 2006 veio a versão Van com uma capota de fibra, que a deixava no estilo da Fiorino. Em 2007 veio a última mudança, o motor 1.6 passou a ser flex, com 96cv na gasolina e 107cv no álcool.
Após o lançamento do Novo Fiesta, em 2002 acreditava-se que a Courier o acompanharia. Isso não aconteceu. Em 2004 veio a EcoSport, e vieram os boatos de uma “Ecourier”, que logo foram desmentidos. Os últimos davam conta de uma versão picape do novo Ka, lançado em 2007, para substituir a Courier. Se isso fosse acontecer ela já teria sido lançada.
Há de se admitir que a Courier é uma baita picape. Certamente a melhor para o trabalho, o que não quer dizer que não é confortável. Mas faz anos que não encanta. Para sua sorte a Peugeot inventou de lançar o Hoggar, e só por isso ela não está na lanterna nas tabelas de emplacamentos.
Só para constar, a Courier também é vendida na África do Sul. Lá ela se chama Ford Bantam e, no início de 2009, recebeu uma reestilização com direito a novos farois, novas lanternas e novo pára-choque frontal, mudanças que por aqui seriam inúteis para a sobrevida da Courier. Até porque, o Ka usa a mesma plataforma e também se prepara para sair de linha. Mas terá substituto, a Courier não.
SHARE
    Blogger Comment
    Facebook Comment