Switch Car

McLaren X-1 é exclusivo para cliente fiel da fabricante britânica


McLaren-X-1-4[2] 
Dono de um McLaren F1, um Mercedes-Benz SLR McLaren e de um MP4-12C, um cliente anônimo fidelíssimo da McLaren queria um carro único, e conseguiu. Baseado no MP4-12C, o McLaren X-1 é uma unidade única com design exclusivo, e faz hoje sua estréia mundial no Pebble Beach Concours em Monterey, na Califórnia.
McLaren-X-1-8[2] 
A vontade do cliente em ter um carro único, foi passada ao presidente executivo da McLaren, Ron Dennis, há quase três anos, antes mesmo do 12C ser lançado. Em uma reunião com o diretor de design,  Frank Stephenson, o cliente definiu modelos nos quais seu superesportivo deveria ser inspirado, como o Facel Vega 1961, o Chrysler d'Elegance Ghia 1953, o Buick Electra 1959, o Mercedes-Benz 540K 1939 e o Citroën SM 1971. Curioso não ter algum batmóvel na lista, mas há elementos da arquitetura, como os museus Guggenheim em Nova York e Bilbao, e até um relógio Jaeger LeCoultre art deco… O design escolhido foi o do sul-coreano Hong Yeo, posteriormente finalizado por Stephenson. 
McLaren-X-1-3[2] 
O X-1 tem 4,658 mm de comprimento e 2.097 mm de largura (contando os retrovisores espelhos), sendo 109 mm mais longo e 188 mm mais largo que o MP4-12C, mas a altura foi mantida em 1.199 mm. A leve carroceria é de fibra de carbono, para compensar o aumento das dimensões. No fim das contas o peso ficou quase idêntico, com cerca de 1,400 kg.
O interior foi mantido, tendo apenas materiais, cores e acabamento diferenciado. O motor também é o mesmo V8 twin-turbo de 625 cavalos. 
McLaren-X-1-11[2]
McLaren-X-1-7[2]
SHARE
    Blogger Comment
    Facebook Comment