Switch Car

Japão terá carros autônomos em 10 anos


O ministro dos transportes do Japão acredita que carros autônomos, capazes de dirigirem-se sozinhos, estarão disponíveis no país até 2020. Os veículos, contudo, não dispensarão totalmente a presença do motorista. A ideia é que os automóveis autônomos consigam andar, sem ajuda de um condutor, em vias expressas que ofereçam suporte a esse tipo de veículo.
Carros terão a capacidade de se dirigir sozinhos no Japão em 2020 (Foto: Reprodução)Carros terão a capacidade de se dirigir sozinhos no Japão em 2020 
A autoridade japonesa organiza um projeto que discute a concepção e as barreiras tecnológicas envolvidas no projeto. Chamado de “autopilot system”, a tecnologia demandará um sistema de navegação extremamente preciso e confiável, uma nova concepção na construção das vias, bem como grande desenvolvimento em engenharia de software para se tornar viável. É por isso que a janela do projeto é de 10 anos.
Será necessário que os sistemas embarcados nos automóveis sejam capazes de dirigir e monitorar o comportamento dinâmico do carro em relação a via e aos outros carros. Outra necessidade é que existam vias específicas para que esses carros transitem. Assim, o motorista guiará o automóvel até a pista específica e, depois, o carro passará a assumir o controle.
A ideia é que os carros guiados por sistemas embarcados, que funcionem em comunhão com a via, ofereçam mais segurança e agilidade no transporte. Outras vantagens desse tipo de sistema é a diminuição de consumo de combustível, dada a condução mais eficiente do computador em relação à humana, e a possibilidade de redução de engarrafamentos e acidentes.

SHARE
    Blogger Comment
    Facebook Comment