A F12 Berlinetta é a Ferrari de série mais potente de todos os tempos, com 740 cavalos. Veja a tecnologia que ela herdou dos carros de corrida.
Estrela do Salão do Automóvel de Genebra, onde foi apresentada, em março, a nova Ferrari F12 Berlinetta é o carro de série mais possante já produzido na italiana Maranello. Ok, ela ainda come poeira na comparação com o atual carro de F1 pilotado por Felipe Massa e Fernando Alonso. Mas exibe desempenho impressionante para um carro feito para as ruas.
Pesos leves
Um Fórmula 1 deve ter, no máximo, 605 quilos, com piloto incluído. A F12 Berlinetta pesa 1 525 quilos. As formas da F12 foram esculpidas em horas de túnel de vento, com materiais leves. O chassi é feito com 12 ligas de alumínio diferentes.
Engates rápidos
Criada com a ajuda de Alonso e Massa, a nova Ferrari de rua tem caixa de câmbio com duplo engate e sete marchas. Para acioná-las, basta apertar borboletas instaladas atrás do volante. Da F1 também veio o conceito de centro de gravidade rebaixado, para dar maior estabilidade. Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3s1,a F12 Berlinetta ainda toma um banho do carro de corrida, que percorre a mesma distância em 1s7. O carro de série tem freios com discos de cerâmica, como os de corrida, e ABS.
Mais espaço interno
O espanhol Alonso mede 1m71. O brasileiro Massa é 5 centímetros menor. Eles têm espaço restrito no cockpit de suas Ferrari. Não é o caso da F12, que acomoda dois passageiros com até 1m95 com conforto.
Equilíbrio na potência
O carro de corrida tem motor V8 com cerca de 750 cavalos. A F12 Berlinetta é equipada com motor de 12 cilindros de 6.2 litros com 740 cavalos. Parte dessa potência foi obtida com o aumento da taxa de compressão do combustível, mas isso não significa mais fumaça dos escapamentos. A F12 emite 350 g/km de Co2, cerca de 30% menos do que o modelo anterior. O consumo, de 15 km/l, também foi reduzido.
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