Modelo é baseado no projeto do Chevrolet Spark e do “Âmbar” brasileiro
Finalmente a Opel possui seu próprio carro de entrada, o Opel KARL. A fabricante alemã precisou se movimentar para ter em sua linha um compacto para substituir o Opel Agila, um Suzuki Splash com outro nome e fruto de um acordo já encerrado, sem contar que a Chevrolet está arrumando suas coisas para sair da Europa e a GM precisaria de algo para “adotar” o público do Chevrolet Spark.
Nada melhor do que usar como base o projeto que dará origem à nova geração do Spark, que também virá ao Brasil para receber o bastão do Celta, que já deu o que tinha que dar e não passa de 2016. Por estas bandas o modelo é conhecido como Projeto Âmbar e será fabricado em São José dos Campos (SP). O interesse da Chevrolet era posicionar este novo projeto abaixo dos R$ 30 mil, mas hoje o Celta é vendo em versão única por R$ 33.410.
Por enquanto, Europa
Na linha da Opel o KARL será posicionado abaixo do ADAM. Ambos os nomes fizeram parte da história da marca: Karl era um dos filhos de Adam Opel, que fundou a Opel em 1862. Para o atual CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann, “o KARL é ideal para quem busca um carro acessível e que seja prático, confortável e com tecnologias recentes.
Para concorrer com modelos bem estabelecidos no mercado europeu, como Citroen C1, Toyota Aygo e Volkswagen Up, o KARL apostará em equipamentos como controles de estabilidade e tração, freios ABS e auxílio de partida em rampa de série. Como opcional haverá alerta de saída de faixa, modo City (aumento de assistência da direção elétrica), sensores de estacionamento, aquecimento do volante, entre outros.
O motor do Opel KARL será sempre um 1.0 Ecotec de três cilindros a gasolina que gera 75cv, com câmbio manual de cinco marchas. Não parece nada mal para seus 3,68m de comprimento - é 2cm menor que um Adam ou um Fiat Uno e 10cm menor que o Celta.
Com apresentação ao público prevista para o Salão de Genebra, em março, o KARL tem preço inicial estimado em 10 mil euros, R$ 31.800 ao câmbio atual. A vendas terão início em meados de 2015.
Para concorrer com modelos bem estabelecidos no mercado europeu, como Citroen C1, Toyota Aygo e Volkswagen Up, o KARL apostará em equipamentos como controles de estabilidade e tração, freios ABS e auxílio de partida em rampa de série. Como opcional haverá alerta de saída de faixa, modo City (aumento de assistência da direção elétrica), sensores de estacionamento, aquecimento do volante, entre outros.
O motor do Opel KARL será sempre um 1.0 Ecotec de três cilindros a gasolina que gera 75cv, com câmbio manual de cinco marchas. Não parece nada mal para seus 3,68m de comprimento - é 2cm menor que um Adam ou um Fiat Uno e 10cm menor que o Celta.
Com apresentação ao público prevista para o Salão de Genebra, em março, o KARL tem preço inicial estimado em 10 mil euros, R$ 31.800 ao câmbio atual. A vendas terão início em meados de 2015.
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