Switch Car

Como funciona os freios ABS e para que serve os freios ABS




Agora os freios ABS são obrigatórios para todos os carro de passeio, e ainda existe muitas duvidas do que é um freio ABS e como ele funciona.


O ABS é um sistema que não deixa travar as rodas do carro durante uma frenagem, ele é um sistema eletrônico hidráulico  que trabalha de forma individual em cada roda no momento em que elas travam.

Quando nos deparamos com um obstaculo nossa primeira reação é frear bruscamente, em um automóvel sem ABS é comum a derrapagem e por consequência a perda da direção, pois com as rodas travadas o carro não obedece os comandos no volante impossibilitando desviar do obstaculo.

Já com ABS (Anti-lock Braking System) o sistema evita o travamento das rodas em frenagens de emergência ou em pista escorregadia permitindo que o condutor mantenha o controle do veículo e ainda diminuindo a distancia de frenagem. Muitos testes comprovam a melhor eficiência da frenagem do veiculo com ABS, em qualquer tipo de piso, tanto seco como molhado.


Uma dica importante para quem possui carros com sistema ABS é que em uma frenagem de emergência pressione firme o pedal de freio e mantenha assim até que o veiculo pare por completo, caso necessário gire o volante para desviar de obstáculos sempre mantendo o pedal pressionado.

Observação: Em carros com sistema ABS, quando o freio é acionado pode se sentir uma vibração no pedal, esta vibração indica que o sistema esta trabalhando corretamente, não precisa ficar preocupado.
SHARE
    Blogger Comment
    Facebook Comment