A presença de Bill Ford, presidente do Conselho Mundial da Ford, durante a revelação novo Ka 2014 em meados de novembro, na fábrica de Camaçari (BA), deixou clara a importância do modelo para a marca. Ainda em forma de protótipo, com o nome de Ka Concept, o hatch foi exibido como a “visão de um futuro compacto com tecnologia avançada, design atraente e preço acessível para venda em grandes mercados mundiais”. Sim, o Ka é mais um que entrará na era global da Ford. Prova disso é que, na apresentação do novo Mustang em Barcelona, na Espanha, a marca voltou a mostrar o carrinho, desta vez em avant-premiére para a Europa.
Projetado no Brasil com pretensões internacionais, como o atual EcoSport, a nova geração do Ka ainda terá outras apresentações em forma de conceito antes de efetivamente chegar às lojas – o que deve acontecer em maio, começando pelo nosso mercado. Até lá, a exposição do carrinho ficará a cargo dos três mocapes feitos pela equipe de design da Ford local, chefiada por João Marcos Ramos. Pelo que temos notícia, há um carro prata e dois vermelhos como o desta reportagem, mas pode haver outros. São modelos feitos de fibra de vidro, sem mecânica ou acabamento, apenas para efeito visual – as fotos de movimento são frutos de um recurso que nosso fotógrafo Rafael Munhoz utilizou. A base dos protótipos fica em Camaçari, mas, em virtude da confraternização de fim de ano da Ford em São Paulo, realizada no dia 12 de dezembro, um dos exemplares veio fazer um bate-e-volta na capital paulista.
O caminhão-baú que levaria o mocape embora já estava a postos quando chegamos ao QG da Ford em São Bernardo do Campo (SP). Sob os olhares aflitos do assessor de imprensa, com medo de que danificássemos o precioso “brinquedão” durante a sessão de fotos, tivemos uma hora de intimidade com o conceito. Foi a condição ideal para observar suas formas fora do ambiente fechado, sem luzes especiais em cima dele, como acontece nas apresentações oficiais. Cara a cara com o novo Ka, a intenção do modelo fica clara: vem brigar com Gol, Palio, Onix e HB20, principalmente. O porte é de New Fiesta, do qual ele pegará emprestada a plataforma (que também serve ao EcoSport), mas o arranjo é outro. Fizemos questão até de fazer uma foto dos dois juntos para explicar melhor onde o projeto B562 (código interno do futuro Ka) passa a tomar contornos próprios.
Espaço e seis airbags
O estilo é genuinamente Ford, com faróis inspirados nos do conceito Escort mostrado na China e a grade “Aston Martin” dos lançamentos mais recentes da marca. Na lateral, destaque para as maçanetas herdadas do New Fiesta. Esqueça essas rodas aro 16″ com pneus 195/50 do mocape, assim como os freios a disco ventilados na traseira e o farol todo trabalhado internamente. Isso são recursos visuais típicos de show-car, que não chegarão à versão final. O comprimento é basicamente o mesmo do New Fiesta, com cerca de 3,96 metros. “O que muda é o contorno de para-choques, mas no fim dará uma diferença mínima”, antecipa um executivo da Ford. A largura também parece semelhante, só que o Ka é claramente mais alto e tem as colunas dianteiras mais avançadas e menos inclinadas, de modo a ampliar a cabine. “O espaço interno será maior que o do Fiesta”, revela a mesma fonte, e o porta-malas deve ficar em torno dos 300 litros. Isso porque, enquanto o Fiesta tem um posicionamento mais para jovens solteiros, o Ka terá como premissa ser o primeiro carro 0 km da chamada “nova classe média” – daí a necessidade de espaço principalmente no banco traseiro e para bagagens.
O estilo é genuinamente Ford, com faróis inspirados nos do conceito Escort mostrado na China e a grade “Aston Martin” dos lançamentos mais recentes da marca. Na lateral, destaque para as maçanetas herdadas do New Fiesta. Esqueça essas rodas aro 16″ com pneus 195/50 do mocape, assim como os freios a disco ventilados na traseira e o farol todo trabalhado internamente. Isso são recursos visuais típicos de show-car, que não chegarão à versão final. O comprimento é basicamente o mesmo do New Fiesta, com cerca de 3,96 metros. “O que muda é o contorno de para-choques, mas no fim dará uma diferença mínima”, antecipa um executivo da Ford. A largura também parece semelhante, só que o Ka é claramente mais alto e tem as colunas dianteiras mais avançadas e menos inclinadas, de modo a ampliar a cabine. “O espaço interno será maior que o do Fiesta”, revela a mesma fonte, e o porta-malas deve ficar em torno dos 300 litros. Isso porque, enquanto o Fiesta tem um posicionamento mais para jovens solteiros, o Ka terá como premissa ser o primeiro carro 0 km da chamada “nova classe média” – daí a necessidade de espaço principalmente no banco traseiro e para bagagens.
Como você pode observar pela foto que fizemos do interior (as portas não abrem e os vidros são fixos, de plástico), metade dele não existe – é uma base reta com carpete por cima. Mas a parte que dá para ver, o painel superior, sugere um desenho muito semelhante ao do New Fiesta, com o mesmo volante, saídas de ar maiores (mantendo o formato circular) e o sistema de som em posição elevada. A Ford já divulgou em seu jornal interno, chamado NF (Notícias Ford), que o novo Ka estreará o MyFord Dock, que permitirá usar e recarregar aparelhos como smarthphones e navegadores GPS. A marca deverá apresentar o sistema em janeiro, repetindo a estratégia de lançar seus novos carros aos poucos – como foi com Ecosport, New Fiesta e Focus.
Em termos estruturais, o Ka deve herdar a boa estrutura do Fiesta (que conseguiu quatro estrelas no teste de impacto do Latin NCAP), além de outras benesses comuns à plataforma, como a direção com assistência elétrica e a oferta de até seis airbags. Isso mesmo, pelo que nos confidenciou outra fonte ligada à Ford, a intenção é fazer do Ka um novo parâmetro de segurança para a categoria, oferecendo os airbags laterais e possivelmente os de cortina como opcionais. Tecnicamente, seria possível até entregar o controle de estabilidade (disponível no Fiesta e no EcoSport), mas isso não deve ocorrer pelo menos num primeiro momento.
De R$ 30 mil para cima
“É carro para começar na faixa dos R$ 30 mil”, diz um informante. Uma das possibilidades que a Ford estuda com os fornecedores é a inclusão do ar-condicionado como item de série desde a versão básica, sacada do rival HB20. “O consumidor não quer mais carro ‘pelado’”, garante o diretor de marketing Oswaldo Ramos.
“É carro para começar na faixa dos R$ 30 mil”, diz um informante. Uma das possibilidades que a Ford estuda com os fornecedores é a inclusão do ar-condicionado como item de série desde a versão básica, sacada do rival HB20. “O consumidor não quer mais carro ‘pelado’”, garante o diretor de marketing Oswaldo Ramos.
Esta estratégia, aliás, antecipa o posicionamento da Ford brasileira para os próximos anos. Sem volume de produção para brigar em market-share com Fiat, Volks e GM, a marca vai abrir mão do segmento “popular” após a aposentadoria do Fiesta Rocam – o que deve ocorrer em mais um ano. Tanto é que não há sequer previsão de uma versão duas portas do novo Ka, com preço mais baixo. Como a margem de lucro nesse tipo de carro é muito baixa, e depende de volume, a empresa declara que vai apostar em operação rentável e não em números de vendas.
O mais econômico
Uma das novidades do Ka 2014 será o motor 1.0 três cilindros da linha ECOnetic já oferecida na Europa. A diferença é que por aqui este motor será flex (com a tecnologia Easy Start de aquecimento do etanol para partida a frio) e deverá ter potência superior a 80 cv quando abastecido com etanol. A Ford trabalha para que o Ka ECOnetic seja o mais econômico do Brasil pelas medições do Inmetro, mas terá de esperar o lançamento do VW Up! (também com três cilindros) para saber quem vai levar a melhor.
Uma das novidades do Ka 2014 será o motor 1.0 três cilindros da linha ECOnetic já oferecida na Europa. A diferença é que por aqui este motor será flex (com a tecnologia Easy Start de aquecimento do etanol para partida a frio) e deverá ter potência superior a 80 cv quando abastecido com etanol. A Ford trabalha para que o Ka ECOnetic seja o mais econômico do Brasil pelas medições do Inmetro, mas terá de esperar o lançamento do VW Up! (também com três cilindros) para saber quem vai levar a melhor.
O inédito bloco 1.0 será complementado, nas versões superiores do Ka, pelo Sigma 1.5 16V de 111 cv já oferecido no New Fiesta. O câmbio será sempre manual de cinco marchas no começo, deixando para o New Fiesta a opção da transmissão Powershift de dupla embreagem e seis velocidades. Quanto às versões, devem seguir a nomenclatura que vigora na marca atualmente: S, SE e SE Plus, sem previsão de uma Titanium para não invadir a seara do New Fiesta.
E assim chegamos ao ponto crucial, o posicionamento do novo Ka. A princípio, ele vai atuar entre o Fiesta Rocam e o New Fiesta, o que abre um leque de valores que vai de R$ 30 mil a R$ 40 mil. Obviamente que uma versão top do Ka poderá superar o New Fiesta básico em valores, mas a ideia é que não haja muita sobreposição de preços. Da mesma forma, o Ka terá uma inédita versão três volumes para atuar abaixo do New Fiesta Sedan, que hoje começa em R$ 50 mil. Pelos primeiros flagras do modelo, será um sedãzinho espichado, na mesma pegada de Cobalt, Logan e Etios. Fala-se num porta-malas de 500 litros e preços entre R$ 35 mil e R$ 45 mil, mas isso é assunto para o fim de 2014…
Por Daniel Messeder
Fotos Rafael Munhoz
Fotos Rafael Munhoz
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