Conceito se vale do baixo peso para andar bem e consumir pouco
“Surfando” na onda dos carros ecologicamente corretos – leia-se híbridos e/ou elétricos – a Peugeot leva a Frankfurt uma versão híbrida, mais leve e esportiva do 208, compacto que a marca inclusive passou a vender há pouco tempo no Brasil. Ainda na versão conceitual, o modelo tem o nome de 208 Hybrid FE Concept.
Pesando 200 kg a menos que a versão 1.0 VTi (que já é leve, com seus 975 kg), o 208 Hybrid FE também tem cuidado especial na parte aerodinâmica, visando menor consumo. O desenho das rodas (que são aro 19, com pneus mais finos que os convencionais) auxilia na aerodinâmica, os retrovisores foram substituídos por câmeras e a traseira ganhou um difusor aerodinâmico.
O “milagre” de tamanha redução de peso veio da troca de materiais em capô, asas e carrocerias, que foram substituídos por ligas mais leves, como carbono ou materiais compostos. Nessa conta até os vidros entraram, diminuindo 5 kg, e fazendo com que o peso da carroceria “a seco” (ou seja, apenas a carcaça, sem os sistemas de direção, suspensão, freios, motor ou interior) caísse de 295 kg para 227 kg.
A motorização recebeu um leve incremento. O motor 1.0 de base da versão VTi recebeu um aumento de cilindrada, sendo agora 1.2, e o módulo híbrido tem origem das pistas, tendo vindo do 908 Hybrid4 de Le Mans. A unidade propulsora adicional dá até 40 cv extras, sendo que o carro pode rodar até 19 km usando somente eletricidade. Com a adição do motor elétrico, o tanque teve a capacidade reduzida para 20 litros.
O resultado de tamanha redução de peso e da motorização híbrida é sentido tanto no desempenho quanto no consumo. A aceleração de 0-100 km/h é cumprida em 8 segundos, e o consumo fica na casa dos 47 km/l, com níveis de emissões bastante baixos, na casa dos 49 gramas de CO2 por quilômetro rodado.
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