Switch Car

Faróis de milha ou faróis de neblina você sabe a diferença?



É muito comum o pensamento de que faróis de milha e faróis de neblina são a mesma coisa ou que são apenas um enfeite no carro, mas são diferentes e tem uma função também diferente, inclusive tem uma especificação no código de trânsito  brasileiro (Resolução 227 e Resolução 225).



O que é farol de neblina?

Como o próprio nome já diz ele deve ser utilizado somente quando se tem baixa visibilidade, por exemplo, quando há neblina, chuva intensa, nuvem de poeira ou até mesmo neve.

O farol de neblina tem uma luz mais fraca, que o farol auto, mais aberto e de curto alcance que serve para ajudar na visualização das laterais da pista. Como a neblina se forma, em média, 60 cm do chão os faróis de neblina devem ser instalados o mais baixo possível e nas extremidades do veículo, geralmente na parte inferior do para-choque dianteiro. Como a luz do farol de neblina é mais espalhada atrapalha muito a visibilidade de outros motoristas quando não há neblina mesmo pelo espelho retrovisor. Por isso só use o farol de neblina quando houver algumas das condições, citadas acima, que prejudiquem a sua visibilidade.

O que é farol de milha?

Também conhecido como farol de longa distância servem para auxiliar os faróis altos, tendo a mesma função e alcançando uma distância de 400 metros, apesar do nome ser de milha, não alcança uma milha (1,60 km). O farol de milha, ao contrário do farol de neblina, foca a luz em um mesmo ponto proporcionando uma melhor visibilidade para o condutor. Assim como o farol auto somente deve ser utilizado em vias sem iluminação e quando não vem nenhum outro veiculo em sentido contrário.

Tanto o farol de neblina quanto o farol de milha são considerados auxiliares e não são itens obrigatórios em um veiculo. Caso seu carro possua alguns destes faróis auxiliares utilize com consciência, não cegue os outros da mesma forma que não gostaria de ser cegado.

SHARE
    Blogger Comment
    Facebook Comment