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Lexus IS300

Fiquei reticente à primeira vista. Disseram-me na apresentação que o IS300 é o modelo mais divertido de dirigir da Lexus no Brasil. A mecânica reforça a tese: motor 3.0 V6 aspirado a gasolina de 231 cv de potência aos 6.200 rpm, e energéticos 30,6 kgfm de torque aos 4.400 giros. São 7,1 kg para cada cavalo (1.656 kg em ordem de marcha). O coeficiente aerodinâmico de baixos 0,28 Cx impressiona. E a tração é traseira. Quer dizer, o que faltava para decretar que o sedã médio é um esportivo? Olhei de longe, observei cada traço antes de entrar na cabine. As linhas são modernas, elegantes, mas não muito extravagantes – é a tal “L-Finesse”, linguagem estética atual da grife de luxo da Toyota

Ao acessar o interior, novamente hesitei. Tudo aponta o alto luxo. Madeira nobre no painel e nas portas, couro delicioso de tatear, assento super confortável, design elegante (“comportado”), acabamento de primeiríssima e uma série de eletrônicos sofisticados. A lista tem ar-condicionado digital de duas zonas, aquecedor e resfriador nos bancos dianteiros, chave inteligente com partida por botão, ajustes elétricos nos bancos e no volante com memória, sistema “smart entry” (que recua banco e volante para facilitar a entrada do condutor), som premium com nove alto-falantes, três twitters, rádio/CD e conexões Bluetooth, auxiliar e USB e... câmbio automático. 


Por mais que o futuro aponte para o aumento do número de carros esporte que usam caixas automáticas, um velocista que se preze é controlado à mão. Faz falta o jeito “roots” de controlar o motor pessoalmente. Tudo bem que temos hastes no volante do IS300 para trocas manuais. Mas será que a transmissão de seis marchas é ligeira e responde rápido mesmo nas trocas manuais? Só tinha um jeito de saber. Ajustei banco e volante, apertei o cinto, fechei a porta e... Silêncio extremo. “Caramba, não se ouve quase nada vindo de fora!”. O isolamento acústico é um dos aspectos mais impressionantes nos Lexus. Reforça a sensação de requinte. Tudo pronto, saí dos boxes. Queria ouvir o motor roncar. 




Ficha Técnica
Lexus IS300
Motor: Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em "V", duplo comando variável de válvulas (Dual VVT-i), injeção direta, gasolina
Cilindrada: 2.995 cm³
Potência: 231 cv a 6.200 rpm
Torque: 30,6 kgfm a 4.400 rpm
Transmissão: automática sequencial de seis marchas com paddle-shifts no volante
Suspensão: independente com braços duplos na dianteira, e independente com braços múltiplos na traseira; tração traseira
Freios: Discos ventilados na frente e atrás
Pneus: 225/45 R17
Direção: Elétrica progressiva
Dimensões: Comprimento 4,85 m, largura 1,80 m, altura 1,41 m e entre-eixos 2,73 metro 
Capacidades: Porta-malas 378 litros, 1.656 kg em ordem de marcha
Preço: R$ 218.500
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