Com chassi mais moderno, tem motor V10 610cv e até versão elétrica
Aqui está a nova geração do Audi R8, a segunda desde o lançamento do superesportivo em 2006 e que é prometida como uma das grandes atrações do Salão de Genebra deste ano. Pode até ser que o modelo não impressione visualmente, já que manteve as principais linhas do modelo anterior, mas há inovações por toda a parte.
A marca de Ingolstadt conservou a essência do R8 e atualizou elementos como a grade, faróis, lanternas e paineis laterais. Mas a plataforma é nova, com partes compartilhadas com o Lamborghini Huracán e que combina fibra de carbono reforçada por polímeros com o alumínio. O resultado é um chassi com rigidez torsional 40% maior, combinado com a redução de peso que chega a 50kg. O total é de 1.454kg na versão mais potente.
O peso é compatível com as dimensões. São 4,42m de comprimento, 1,245m de altura e 1,94m de largura, sendo que a distância entre eixos é de 2,65m.
Por dentro o que se vê é painel com aspecto similar ao do Audi TT. A tela TFT de 12,3 polegadas está lá atrás do volante cumprindo a tarefa de quadro de instrumentos e tela da central multimídia. Os comandos de multimídia ficam próximos da alavanca de câmbio, que por sua vez tem formato incomum. O ar-condicionado é automático, mas os comandos são giratórios e estão posicionados em baixo das saídas de ar centrais.
Por dentro o que se vê é painel com aspecto similar ao do Audi TT. A tela TFT de 12,3 polegadas está lá atrás do volante cumprindo a tarefa de quadro de instrumentos e tela da central multimídia. Os comandos de multimídia ficam próximos da alavanca de câmbio, que por sua vez tem formato incomum. O ar-condicionado é automático, mas os comandos são giratórios e estão posicionados em baixo das saídas de ar centrais.
Fibra de carbono aparece por toda parte, mas é opcional. Os bancos esportivos são de série, assim como o volante cheio de comandos de som, modo de condução e até com o botão para dar partida no motor, mas só a versão Plus tem controle do ronco e modo “Race”.
A versão Plus também é a mais potente. Nela o motor V10 5.2 FSI gera 610cv 57kgfm de torque e há um grande aerofólio traseiro fixo. Neste caso a aceleração de 0 a 100km/h se dá em 3,2 segundos e a velocidade máxima é de 330km/h.
A versão Plus também é a mais potente. Nela o motor V10 5.2 FSI gera 610cv 57kgfm de torque e há um grande aerofólio traseiro fixo. Neste caso a aceleração de 0 a 100km/h se dá em 3,2 segundos e a velocidade máxima é de 330km/h.
Na versão, digamos, mais mansa o motor rende 540cv e 55kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100km/h em 3,5 segundos e máxima de 323km/h.
O câmbio Stronic com dupla embreagem e sete marchas é parceiro do V10 em suas duas configurações. A transmissão tem modo sequencial e até modo “velejar” que desconecta o motor para economizar combustível em velocidade de cruzeiro. A tração é integral quattro mas desta vez pode enviar até 100% do torque para as rodas dianteiras.
O câmbio Stronic com dupla embreagem e sete marchas é parceiro do V10 em suas duas configurações. A transmissão tem modo sequencial e até modo “velejar” que desconecta o motor para economizar combustível em velocidade de cruzeiro. A tração é integral quattro mas desta vez pode enviar até 100% do torque para as rodas dianteiras.
A direção é eletromecânica e opcionalmente pode ficar mais direta para quem busca comportamento mais esportivo. As rodas são sempre aro 19”, com pneus 245/35 na dianteira e 295/35 na traseira. Com as rodas aro 20” opcionais usa-se medidas 245/30 e 305/30. Para o Plus os freios são sempre carbocerâmicos, mas opcionais para a versão de 540cv.
Superesportivo eletrizante
Sem divulgar fotos, a Audi também liberou informações técnicas do elétrico R8 e-tron. As baterias de lítio instaladas no meio do chassi garantem autonomia de 450km e alimenta dois motores elétricos de 462cv e 93,8kgfm. O resultado é aceleração de 0 a 100km/h em 3,9 segundos com máxima de 250km/h. A versão estará disponível para encomendas até o final deste ano.
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