Lista traz outros doze vencedores em categorias diferentes
Na hora de comprar um carro – principalmente quando novo –, quase sempre a maior preocupação do comprador é quanto o modelo desvalorizará dentro de algum tempo. E para saber quais os modelos que desvalorizam mais ou menos é que a agência Autoinforme, que divulgou o primeiro Prêmio Maior Valor de Revenda, que mostra a depreciação entre os carros mais vendidos no mercado com 1 ano de uso (período de novembro de 2013 a novembro de 2014).
O campeão foi o Chevrolet Onix, que desvaloriza apenas 8,5% em um ano. E, embora os estudos sejam realizados há dez anos, a partir dos levantamentos da Molicar, pela primeira vez a Autoinforme realiza a premiação, objetivando estimular montadoras e importadoras a valorizar seus próprios produtos e, por consequência, preservar os investimentos dos consumidores finais.
O idealizador do prêmio e diretor da Agência AutoInforme, Joel Leite, a ideia era fazer um reconhecimento maior dos veículos, indo além dos resultados divulgados anualmente, para que “em vez de questionar por que um carro perde valor, deveríamos perguntar por que um carro mantém um valor de mercado tão alto e por tanto tempo”, como ele mesmo diz. E, segundo ele, alguns critérios podem definir bem a depreciação (ou não) do modelo, como o tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado.
O estudo da Autoinforme se valeu de os preços praticados no mercado de carros zero em novembro de 2013 e não os preços de tabela. Também foram eliminados os carros que tiveram modificações consideráveis no período de um ano, para que a comparação não comprometesse o resultado do estudo. Como critério de escolha dos participantes, foram considerados os 100 carros mais vendidos no Brasil.
Confira abaixo a lista dos vencedores do Prêmio Maior Valor de Revenda:
Chevrolet Onix (Hatch – 8,5%)
Renault Master (Comercial – 10,7%)
Fiat Palio Fire (Entrada – 10,9%)
Volkswagen Golf (Hatch Médio – 10,3%)
Fiat 500 (Hatch Premium – 12,4%)
Chevrolet Spin (Minivan – 12,7%)
Honda Fit (Monovolume – 11,7%)
Fiat Palio Weekend (Perua – 13,8%)
Fiat Strada (Picape Pequena – 11,2%)
Toyota Hilux (Picape Média – 13,2%)
Hyundai HB20S (Sedã Pequeno – 11,6%)
Toyota Corolla (Sedã Médio – 12,7%)
Ford Fusion (Sedã Grande – 13,1%)
Renault Master (Comercial – 10,7%)
Fiat Palio Fire (Entrada – 10,9%)
Volkswagen Golf (Hatch Médio – 10,3%)
Fiat 500 (Hatch Premium – 12,4%)
Chevrolet Spin (Minivan – 12,7%)
Honda Fit (Monovolume – 11,7%)
Fiat Palio Weekend (Perua – 13,8%)
Fiat Strada (Picape Pequena – 11,2%)
Toyota Hilux (Picape Média – 13,2%)
Hyundai HB20S (Sedã Pequeno – 11,6%)
Toyota Corolla (Sedã Médio – 12,7%)
Ford Fusion (Sedã Grande – 13,1%)
Blogger Comment
Facebook Comment