Como foi esta edição do evento e como fizemos para dar conta dela
Há duas semanas apostávamos nossas fichas acreditando que a edição deste ano do Salão do Automóvel de São Paulo seria uma das mais conservadoras dos últimos anos. Foi, mas não tanto. Prévias de carros que serão lançados em breve e a presença de conceitos que realmente querem antecipar algo ajudaram a tornar o evento bastante equilibrado. Para nós, publicar tudo quentinho envolveu uma mobilização sem precedentes que foi recompensada de pronto.
O evento foi palco de lançamentos como o do Mitsubishi Lancer fabricado no Brasil, do JAC T6, do novo Volkswagen CrossFox e do quase inédito Cross Up!, afinal, nós o flagramos na estrada a caminho do evento. Outros carros que chegam às lojas antes do final do ano também estavam por lá, como é o caso dos Chevrolet Spin Active e do Cruze 2015, que começam a ser vendidos ainda este mês, e de Volkswagen Jetta, Fiat Bravo e Renault Fluence, reestilizados para a linha 2015.
Passaram por lá carros que no ano que vem veremos nas lojas, como o Peugeot 2008, o Renault Mégane R.S, o Hyundai Veloster Turbo, o JAC T5 e o Jeep Renegade, talvez a atração mais representativa do Salão: é o primeiro carro da fábrica da FCA em Pernambuco e que tem grandes chances de fazer sucesso por brigar entre os SUVs de uma forma diferente, apostando na capacidade off-road e com direito a motor diesel.
Três carros-conceito inéditos também estiveram no evento. Tanto o Fiat FCC4 como o Renault Duster Oroch antecipam picapes que ocuparão o espaço entre as compactas e as médias, e que terão que competir entre si até o final do ano que vem. A Nissan ainda voltou a ilustrar seu sonho de ter um SUV compacto no Brasil com o Kicks, que deverá dar origem a um modelo de produção em 2016.
Fora estes, ainda haviam carros que vieram apenas a passeio, como o Nissan GT-R, e outros que vieram medir seu sex-appeal, como é o caso do Volkswagen Jetta Variant. Nós realmente esperamos que você que também passou pelo Salão do Automóvel tenha ao menos simulado estar encantado pelo que estava em exposição. Fica feio não ter sequer uma perua média no mercado…
Ainda havia alguns carros caríssimos em exposição, como o Maserati Quattroporte e a Ferrari 458 Speciale no estande da Fiat e Lamborghini Huracán e Rolls-Royce Ghost no estande do programa Auto Esporte. Sem contar que a Audi permitiu que todos entrassem no R8 V10 e a Mercedes também franqueou entrada no belíssimo S 63 AMG – e eu pude realizar meu desejo pueril entrando nele –, mas blindou o AMG GT S do público.
E como fizemos para dar conta de tudo isso?
Ao invés de um ou dois, desta vez éramos quatro no Salão do Automóvel. O objetivo desta vez era cobrir o Salão em tempo real.
O fotógrafo Fabio Perrotta teve de dar um jeito de se dividir em três para fotografar todas as principais novidades em tempo hábil para que os três repórteres, Henrique (vulgo eu), Danimar e Fabio Perrotta Jr., que revezaram as coletivas, pudessem voltar ao computador e preparar as matérias antes da coletiva seguinte. À distância, o Pedro Ivo estava a posto para ajudar no que fosse preciso.
Deu certo? Sim! A primeira coletiva, da Audi, acabou às 8h25 e às 9h11 a matéria já estava no ar com as principais atrações e galeria de fotos. E das 18 coletivas do primeiro dia, demos conta das 16 primeiras ainda dentro do Anhembi. Não à toa, neste dia o Novidades Automotivas teve recorde de acessos.
No segundo dia o ritmo foi mais leve. Eram menos coletivas e menos atrações realmente inéditas. Isso, somado ao cansaço acumulado de uma equipe que usou rodovias para sair do Rio de Janeiro e Santa Catarina para chegar a São Paulo, resultou em seis matérias para 11 coletivas de imprensa realizadas.
Algo impossível em meio a toda essa correria era corrigir as fotos. A seguir você confere um selecionado de quase 100 fotos tratadas com carinho para valorizar os detalhes dos carros e das modelos:
Deu certo? Sim! A primeira coletiva, da Audi, acabou às 8h25 e às 9h11 a matéria já estava no ar com as principais atrações e galeria de fotos. E das 18 coletivas do primeiro dia, demos conta das 16 primeiras ainda dentro do Anhembi. Não à toa, neste dia o Novidades Automotivas teve recorde de acessos.
No segundo dia o ritmo foi mais leve. Eram menos coletivas e menos atrações realmente inéditas. Isso, somado ao cansaço acumulado de uma equipe que usou rodovias para sair do Rio de Janeiro e Santa Catarina para chegar a São Paulo, resultou em seis matérias para 11 coletivas de imprensa realizadas.
Algo impossível em meio a toda essa correria era corrigir as fotos. A seguir você confere um selecionado de quase 100 fotos tratadas com carinho para valorizar os detalhes dos carros e das modelos:
Foi, de longe, nossa melhor cobertura de Salão, considerando três de São Paulo, dois de Buenos Aires e um de Genebra. Desta vez ainda foi possível acompanhar as novidades em nosso Instagram, cujo número de seguidores dobrou durante nossa cobertura do Salão do Automóvel.
Parabéns a todos os envolvidos e nos vemos em Buenos Aires no ano que vem!
Blogger Comment
Facebook Comment