Dono da única unidade no Brasil, publicitário estuda importar o esportivo
Anunciado com o carro de rua com comportamento mais próximo de um monoposto de Fórmula 1, o BAC Mono foi uma das atrações do paddock do GP do Brasil no último final de semana, em Interlagos. Com apenas 540kg, o esportivo tem motor Cosworth que o leva de 0 a 100km/h em 2,8s e a uma velocidade máxima de 274km/h e pode ser importado para o Brasil no futuro!
O carro ainda é único no Brasil e foi importado de forma independente pelo publicitário Alexandre Gama, que gostou tanto do projeto que se tornou acionista da marca e agora estuda a importação do modelo. Ele é fabricado em Liverpool, na Inglaterra, e foi desenvolvido pelos irmãos Neill e Ian Briggs, que passaram por Ford, Mercedes e Porsche antes de criar o Mono usando de inspiração os carros da F3.
Não tem mistério. O chassi é tubular, com estrutura que atende às normas de segurança da FIA para Fórmula 1 em caso de capotamento, enquanto toda a carenagem é de fibra de carbono para garantir o baixo peso. O motor fornecido pela Cosworh é um 2.3 16v a gasolina que gera 284cv a 7.700rpm, e torque de 28,5 kgfm a 6.000rpm, o que explica o desempenho “encapetado” deste pequeno esportivo.
Uma particularidade é que o Mono é todo ajustado ao piloto. Como nos carros da Fórmula 1, o proprietário tem todas as suas medidas aferidas para que itens como cockpit, bancos, pedais e volante, sejam fabricados especialmente para ele, de forma que a posição de dirigir seja única que contribua para obter uma total sinergia entre homem e máquina. Até as relações do câmbio câmbio de seis marchas – sequencial, com borboletas atrás do volante – podem ser modificadas ao gosto do piloto.
A personalização também abrange rodas, pneus, detalhes do acabamento, freios e a calibragem da suspensão. Tudo isso representa uma soma sobre o preço base de 103.500 libras no Reino Unido, equivalente a R$ 419 mil sem impostos.
Na Europa o BAC Mono tem permissão para ser emplacado e circular nas ruas. No Brasil ao menos um para-brisas pode ser exigido. Mas que é interessante, com certeza é…
A personalização também abrange rodas, pneus, detalhes do acabamento, freios e a calibragem da suspensão. Tudo isso representa uma soma sobre o preço base de 103.500 libras no Reino Unido, equivalente a R$ 419 mil sem impostos.
Na Europa o BAC Mono tem permissão para ser emplacado e circular nas ruas. No Brasil ao menos um para-brisas pode ser exigido. Mas que é interessante, com certeza é…
Blogger Comment
Facebook Comment