Conceito aposta no baixo peso e na aerodinâmica pra ser eficiente
Desafio você a pensar em um carro híbrido leve, moderno, eficiente e prático. Agora vem a pergunta: ele era bonito? A Renault parece ter conseguido criar algo capaz de agradar os olhos capaz de se encaixar nestes quesitos. É o Renault Eolab, conceito que será atração do Salão de Paris e que promete consumo de 100km/l.
Projetado para representar o carro mais eficiente que a marca seria capaz de criar hoje, o Eolab tem layout de três portas e um coeficiente de arrasto de apenas 0,235cx. Isso se dá graças aos spoiler dianteiro e traseiro ativos, e às rodas que se abrem oportunamente para resfriar os freios, para que na maior parte do tempo ajudem a reduzir o arrasto. O conceito ainda tem suspensão ativa que ajusta automaticamente a altura veículo, também para reduzir o arrasto com o ar.
Como se tudo isso não bastasse sua carroceria é feita de aço, alumínio e compósitos leves, além de ter teto de magnésio, para-brisas ultra-fino e interior com materiais leves. No total, pesa 400kg, quase metade de um Clio.
A motorização é híbrida da família Z.E., e combina um motor 1.0 litros a gasolina de três cilindros de 75cv e 9,8kgfm de torque a um elétrico de 68cv e 20,5 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de lítio de 6.7 kWh. Tudo é gerenciado por uma transmissão de três velocidades que se encarrega de unir a força dos dois motores.
O resultado é um consumo de 100km/l, com autonomia 100% elétrica de 60km. Genial!
Blogger Comment
Facebook Comment