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Saiba como manter Água do Radiador em dia


Nos primeiros carros um dos maiores problemas era refrigerar os motores, já que do calor gerado pela queima do combustível, apenas ¼ era usado como força de trabalho, e os outros ¾ eram retirados pelo sistema de refrigeração. Com a modernização dos motores o sistema de refrigeração, como era chamado, passa a ser denominado sistema de arrefecimento, e a água do radiador passou a ser chamada de solução arrefecedora (água + aditivo).

Hoje os motores trabalham mais quentes, e conseguem reaproveitar parte do calor que antes era perdido no sistema de refrigeração. Com estudos os engenheiros perceberam que quando os motores trabalham mais quentes sofrem menos desgaste, já que as ligas metálicas que compõem estes motores atingem seu ponto máximo de dilatação, com isso reduzem os atritos e sofrem um desgaste menor.

O radiador automotivo é responsável pelo resfriamento da água que circula pelo bloco do motor, fazendo com que a temperatura não exceda os limites aconselháveis para o bom funcionamento do motor. A temperatura ideal para da solução arrefecedora fica nos 70º C nos motores à gasolina e de 80º C nos motores à álcool e à diesel.

A bonda d´agua força que a solução arrefecedora ciscule pelo sistema onde ela sai quente do bloco do motor e é resfriada nos tubos do radiador.

Quando a temperatura excede o limite, pode ocorrer:
  • Dilatação dos componentes móveis, causando aumento do atrito, chegando a bloquear o movimento.
  • Superaquecimento dos materiais aplicados na construção do motor, que podem se dilatar.
  • Deteriorização do óleo lubrificante.
  • Aumento da pressão no motor, podendo romper uma mangueira, tampa ou a boca do radiador.
Resumindo, o radiador é usado para que em conjunto com o sistema de bombeamento de água e do fluxo de ar, que é gerado por uma hélice, seja capaz de dissipar para o ambiente o calor gerado pelo motor.

Para o bom funcionamento do Sistema de Arrefecimento de seu veículo:

1 - Prolongue a vida do radiador utilizando fluido/aditivo: Consulte o manual do proprietário de seu veículo.

2 - A troca do fluido/aditivo deve ser realizada a cada 6/12 meses.
Atenção: Fluido/aditivo vencido trabalha contra o sistema.

3 - Verifique constantemente o nível de água do radiador , nível baixo de água pode significar vazamento. Verifique: radiador, mangueiras, abraçadeiras, tampa do reservatório e a bomba d’água).

Atenção: Evite completar água com o radiador quente.

4 - Vazamento de água gera perda de pressão do sistema, com isto, o motor trabalha mais, o consumo de combustível aumenta e o veículo perde rendimento.

5 - Para fazer a limpeza do sistema, o ideal é retirar do local o radiador e o reservatório de água e lavá-los com produtos especiais.

6 – É importante trocar a água do bloco do motor quando realizar a limpeza do sistema.

7 - Temperatura do veículo acima do normal, pode ser problema do sistema de arrefecimento.
Atenção: Evite andar com o carro nesta ocasião.

Atenção: Dicas para veículos normais e intercoolados.

A falta de uso de aditivo causa, principalmente: 
  • Travamento da válvula termostática;
  • Ressecamento das mangueiras;
  • Formação barrosa no radiador, provocando o entupimento e causando fervura.A fervura, causa superaquecimento e pode resultar no empenamento do cabeçote, causando perda de potência. Também queima a junta do cabeçote e compromete o consumo de gasolina.

Principais motivos de mau funcionamento 
1 - Entupimento da tubulação, causado pelo acúmulo de ferrugem trazida do bloco do motor ou pela utilização de água com impurezas ou por aditivo vencido.
2 - Entupimento das aletas, causado pelo acúmulo de partículas sólidas, tais como: insetos, poeira, folhas, serragem, etc.
3 - Mau funcionamento da válvula termostática, ocasionando perda indevida de água/fluido e conseqüentemente aumento de temperatura.
4 – Tampa do reservatório de água com problema, ocasionando perda de água e pressão do sistema.
5 – Mangueiras/abraçadeiras provocando vazamento de água/fluido e perda de pressão.
6 – Bomba d’ água com vazamento ou com problema, ocasionando falta de circulação da água/fluido e conseqüentemente aumento da temperatura.
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