O radiador automotivo é responsável pelo resfriamento da água que circula pelo bloco do motor, fazendo com que a temperatura não exceda os limites aconselháveis para o bom funcionamento do motor. A temperatura ideal para da solução arrefecedora fica nos 70º C nos motores à gasolina e de 80º C nos motores à álcool e à diesel.
A bonda d´agua força que a solução arrefecedora ciscule pelo sistema onde ela sai quente do bloco do motor e é resfriada nos tubos do radiador.
Quando a temperatura excede o limite, pode ocorrer:
- Dilatação dos componentes móveis, causando aumento do atrito, chegando a bloquear o movimento.
- Superaquecimento dos materiais aplicados na construção do motor, que podem se dilatar.
- Deteriorização do óleo lubrificante.
- Aumento da pressão no motor, podendo romper uma mangueira, tampa ou a boca do radiador.
Resumindo, o radiador é usado para que em conjunto com o sistema de bombeamento de água e do fluxo de ar, que é gerado por uma hélice, seja capaz de dissipar para o ambiente o calor gerado pelo motor.
Para o bom funcionamento do Sistema de Arrefecimento de seu veículo:
1 - Prolongue a vida do radiador utilizando fluido/aditivo: Consulte o manual do proprietário de seu veículo.
2 - A troca do fluido/aditivo deve ser realizada a cada 6/12 meses.
Atenção: Fluido/aditivo vencido trabalha contra o sistema.
3 - Verifique constantemente o nível de água do radiador , nível baixo de água pode significar vazamento. Verifique: radiador, mangueiras, abraçadeiras, tampa do reservatório e a bomba d’água).
Atenção: Evite completar água com o radiador quente.
4 - Vazamento de água gera perda de pressão do sistema, com isto, o motor trabalha mais, o consumo de combustível aumenta e o veículo perde rendimento.
5 - Para fazer a limpeza do sistema, o ideal é retirar do local o radiador e o reservatório de água e lavá-los com produtos especiais.
6 – É importante trocar a água do bloco do motor quando realizar a limpeza do sistema.
7 - Temperatura do veículo acima do normal, pode ser problema do sistema de arrefecimento.
Atenção: Evite andar com o carro nesta ocasião.
Atenção: Dicas para veículos normais e intercoolados.
A falta de uso de aditivo causa, principalmente:
1 - Prolongue a vida do radiador utilizando fluido/aditivo: Consulte o manual do proprietário de seu veículo.
2 - A troca do fluido/aditivo deve ser realizada a cada 6/12 meses.
Atenção: Fluido/aditivo vencido trabalha contra o sistema.
3 - Verifique constantemente o nível de água do radiador , nível baixo de água pode significar vazamento. Verifique: radiador, mangueiras, abraçadeiras, tampa do reservatório e a bomba d’água).
Atenção: Evite completar água com o radiador quente.
4 - Vazamento de água gera perda de pressão do sistema, com isto, o motor trabalha mais, o consumo de combustível aumenta e o veículo perde rendimento.
5 - Para fazer a limpeza do sistema, o ideal é retirar do local o radiador e o reservatório de água e lavá-los com produtos especiais.
6 – É importante trocar a água do bloco do motor quando realizar a limpeza do sistema.
7 - Temperatura do veículo acima do normal, pode ser problema do sistema de arrefecimento.
A falta de uso de aditivo causa, principalmente:
- Travamento da válvula termostática;
- Ressecamento das mangueiras;
- Formação barrosa no radiador, provocando o entupimento e causando fervura.A fervura, causa superaquecimento e pode resultar no empenamento do cabeçote, causando perda de potência. Também queima a junta do cabeçote e compromete o consumo de gasolina.
Principais motivos de mau funcionamento
1 - Entupimento da tubulação, causado pelo acúmulo de ferrugem trazida do bloco do motor ou pela utilização de água com impurezas ou por aditivo vencido.
2 - Entupimento das aletas, causado pelo acúmulo de partículas sólidas, tais como: insetos, poeira, folhas, serragem, etc.
3 - Mau funcionamento da válvula termostática, ocasionando perda indevida de água/fluido e conseqüentemente aumento de temperatura.
4 – Tampa do reservatório de água com problema, ocasionando perda de água e pressão do sistema.
5 – Mangueiras/abraçadeiras provocando vazamento de água/fluido e perda de pressão.
6 – Bomba d’ água com vazamento ou com problema, ocasionando falta de circulação da água/fluido e conseqüentemente aumento da temperatura.
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