A FCA aproveitou a ocasião do Salão de Pequim para anunciar uma parceria com a fabricante local Guangzhou. Conforme explica a marca, o acordo cria a joint-venture GAC Fiat com o objetivo de produzir modelos da Jeep na China e ampliar a participação dos utilitários no mercado local, que hoje chegam apenas como importados. A montagem será iniciada no fim de 2015 e inclui a fabricação do recém-apresentado Renegade e de mais dois modelos.
Junto ao anúncio da parceria, a Jeep aproveitou para mostrar aos chineses quatro conceitos. O primeiro, batizado de Apollo, mostra o Renegade (que na China se chamará Zi You Xia, ou “rebelde” em mandarim) numa roupagem um tanto mais agressiva, com acabamento diferenciado e detalhes que imitam cobre. Além dele, estão presentes na mostra o Wrangler Sundancer e o novo Jeep Cherokee (modelo que chega ao Brasil no segundo semestre) em duas visões diferentes: o mais off-roader Sageland e o refinado Urbane.
“Esse anúncio representa o capítulo seguinte na utilização apropriada e expansão em escala global da marca Jeep”, disse Sergio Marchionne, chefão da FCA. A China é o maior mercado para a Jeep fora dos Estados Unidos, com quase 60 mil unidades vendidas em 2013. A marca como um todo representa 75% das vendas do grupo fora da América do Norte.