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Prévia Salão do Automóvel 2014: SUVs compactos darão o tom da mostra

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O Salão do Automóvel de 2014 só começa no dia 30 de outubro, mas uma coisa já é certa: a mostra será dominada pelos SUVs compactos, todos de olho no sucesso do Ford EcoSport. Sem contar eventuais surpresas de última hora, que sempre acontecem, teremos pelo menos quatro novos fortes concorrentes deste segmento.
Honda Vezel – A produção do jipinho feito sobre a base do Fit começa em 2015 na nova fábrica da Honda em Itirapina (SP), mas a marca já vai aproveitar o Salão para exibir a versão nacional do modelo. Versão essa que pode receber alguns detalhes diferenciados do modelo original japonês, como grade e detalhes dos para-choques. Com 4,29 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,60 m de altura e 2,61 m de entre-eixos, o Vezel herda do Fit o sistema de rebatimento de bancos somado a um porta-malas de 393 litros.
Honda Vezel
No quesito motorização, a principal aposta recai sobre o propulsor 1.5 Flex One que vai estrear com o Fit – será a única opção no monovolume por aqui -, em versões manual e automática do tipo CVT. No entanto, fala-se também no bloco 1.8 Flex One do Civic como opção mais potente. A tração integral (normalmente é dianteira) segue como dúvida para o mercado brasileiro, assim como o nome do SUV: sabe-se que não será Vezel como no Japão. Uma das opções mais cotadas é HR-V, nomenclatura que será adotada nos EUA.
Honda Vezel
Entre os equipamentos são esperados ar digital de duas zonas, controle de estabilidade com assistente de partida em rampas, central multimídia com GPS, DVD e câmera de ré, partida por botão, sistema Econ para menor consumo (como no Civic), seis airbags e borboletas no volante para trocas de marcha. Preços devem se iniciar nos R$ 68 mil.
Honda Vezel
Hyundai ix25 – Com apresentação esperada para o Salão de Pequim, agora em abril, o novo jipinho ix25 também vai brilhar no Salão de SP em outubro. A produção começa em 2015 na fábrica de Piracicaba (SP), junto com a linha HB20, da qual o SUV compartilha muitos componentes. A plataforma compacta do Grupo Hyundai-Kia é a mesma, assim como o motor 1.6 16V flex de até 128 cv. Uma das novidades pode ser a chegada da transmissão automática de seis marchas no lugar da de quatro velocidades do HB20.
Hyundai ix25 abre
Visto em flagras de sites chineses, que já desvendaram até a carroceria do modelo, o design do ix25 seguirá a linha atual da Hyundai, em especial o jipão Santa Fe. Faróis e lanternas espichados para as laterais e a tradicional grade hexagonal da marca marcarão presença no menor SUV da marca. Identidade maior ficará por conta das colunas dianteiras pretas e do teto reto e comprido, como no primo Kia Soul. O modelo terá em torno de 4,20 m de comprimento e, ao contrário do rival EcoSport, não virá com estepe preso à tampa traseira. Com isso, o desenho será bastante limpo na parte de trás, com a placa na parte inferior da tampa do porta-malas.
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Segundo apuramos, algumas unidades do ix25 já estão no Brasil para demonstração em clínicas de consumidores. Estas reuniões ajudarão a definir a estratégia comercial do modelo por aqui, que terá como principal alvo o EcoSport – sempre ele. A tração será somente dianteira, sem qualquer pretensão off-road além do visual e altura do solo elevada. Com o lançamento do ix25, é provável que o Tucson deixe de ser produzido por conta dos preços semelhantes – começando na faixa dos R$ 65 mil.
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Jeep Renegade – Primeiro modelo a ser produzido na nova fábrica do Grupo Fiat – agora FCA após a aquisição da Chrysler – em Goiana (PE), o jipinho Renegade já fará sua primeira mostra pública no Salão de SP. A estreia nas lojas acontecerá no primeiro semestre de 2015, com preços partindo ao redor dos R$ 70 mil.
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Diferente do que se pensava inicialmente, a versão Fiat do Renegade (até então conhecida como 500X) ficará restrita à Europa. Por lá, será uma espécie de substituto do Sédici, modelo feito em parceria com a Suzuki (SX4). Nos demais mercados, Brasil incluso, quem vai desafiar Ford EcoSport, Renault Duster, Chevrolet Tracker e afins será o Renegade. A ideia é que a Fiat continue atuando nos segmentos onde é mais forte, no caso os carros compactos, e deixe as demais marcas do grupo com suas especialidades. Isto é, a Jeep com os utilitários, a Chrysler com sedãs, a Dodge com os esportivos e assim por diante.
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Outra novidade é que a versão de entrada do Renegade no Brasil, com tração dianteira, não terá o motor 1.6 E-TorQ (este somente na Europa), e sim uma opção mais forte – que pode ser o 1.8 E-TorQ já com o cabeçote MultiAir. Nas configurações 4×4, o uso do motores a diesel ficará liberado em nosso mercado, pois o Renegade atenderá à legislação brasileira por conta de um recurso semelhante à caixa de reduzida.
Jeep Renegade
Peugeot 2008 – Derivação crossover do hatch 208, o 2008 tem start da produção em Porto Real (RJ) marcado para o fim de 2014, com vendas já no começo de 2015. E será mais um a aparacer no Salão como desafiante do EcoSport. A diferença do Peugeot para os demais é que a marca francesa apostou mais no lado “esportivo” do que no “utilitário” de seu modelo. Como podemos perceber pelas fotos, o 2008 está mais para uma perua parrudinha do que para um SUV.
Peugeot 2008
A investida do leão então será essa: oferecer um modelo com dirigibilidade mais próxima de um hatch, mas com espaço de perua e altura livre do solo suficiente para enfrentar nossas ruas esburacadas sem preocupações. Na Europa, a Peugeot oferece uma espécie de bloqueio eletrônico do diferencial chamado Grip Control. Na falta da tração integral (é apenas dianteira), o recuso oferece quatro modos (standard, neve, areia e saibro) para dar ao crossover alguma mobilidade na terra.
Peugeot 2008
A base mecânica deverá ser a mesma do 208 brasileiro: motor 1.6 16V flex de 122 cv e câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades. Uma boa medida seria adotar uma transmissão automática mais moderna, de seis marchas, ou então logo o conjunto acoplado ao motor 1.6 THP (turbo de 165 cv) já oferecido nos modelos 308 e 408.
Peugeot 2008
E o EcoSport?
Obviamente que a Ford não vai ficar parada apenas olhando esta movimentação toda da concorrência. Por isso, espere por novidades na gama para a linha 2015 – até porque o jipinho está defasado mesmo diante de seu irmão New Fiesta. Uma das novidades já chegou como acessório: é a central multimídia com GPS, DVD player e TV digital, oferecida por R$ 3,5 mil nas concessionárias.
CentralMultimídia-EcoSport
Para 2015, as versões mais caras do Eco podem ganhar o recurso como item de série (ou ao menos como opcional) e as mais baratas deverão trazer como atração o motor 1.6 16V atualizado, com duplo comando variável e até 135 cv – como no Focus. Com este motor mais potente, outra novidade deverá ser a opção do câmbio Powershift de dupla embreagem e seis marchas também nas versões 1.6.
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Além de se renovar, o EcoSport vai chamar seus irmãos maiores para a briga: o Escape, SUV do Focus, e a nova geração do Edge também devem estar entre as novidades da marca para o Salão do Automóvel. A conferir!
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