Transmissão substitui a velha caixa de quatro marchas da PSA
Acompanhando o Peugeot 408, as versões automáticas do Peugeot 308 receberão em outubro o novo câmbio automático de seis marchas AT6, substituindo a controversa transmissão automática de quatro marchas da PSA, que ficará restrita ao Peugeot 208 e aos Citroën C3 e C3 Picasso. A novidade marcará a chegada da linha 2014 das versões 2.0 (os 308 Active e THP já são 2014).
A nova transmissão automática é a mesma utilizada com o motor 1.6 THP fornecida pela japonesa AISIN e possui sistema de trava eletrônica que impede o engate de uma marcha incompatível com a rotação do motor e ainda faz a leitura do relevo pela qual o veículo está trafegando para corrigir o funcionamento da transmissão, permitindo “segurar” as marchas em descida, acionando o freio motor, e nas subidas trabalha na melhor faixa possível de torque.
Para otimizar o funcionamento da nova transmissão, o motor 2.0 ainda recebe novas linhas de admissão de ar e de escape, além de uma calibração específica para privilegiar o conforto na função “Drive” e, ainda, proporcionando uma condução mais dinâmica e esportiva no modo “Sport”. O motor gera potência máxima de 151 cavalos a 6 mil rpm quando abastecido a etanol (143 cavalos a gasolina) e o torque máximo de 22 mkgf a 4 mil rpm, também abastecido com o combustível vegetal (20 mkgf a 4 mil rpm no caso da gasolina).
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