Versão GTI chega aos 100 km/h em 6,5 segundos e parte dos R$ 94.990
A previsão de preços abaixo dos R$ 70 mil para a versão de entrada do Golf e de menos de R$ 100 mil para o GTI estavam corretas, mas não exatas. A nova geração do hatch médio da Volkswagen começa a ser vendida no Brasil no início de outubro, e os preços já foram anunciados; partem deR$ 67.990 para a versão 1.4 16v Turbo Highline com câmbio manual e R$ 94.990 para o GTI, já com câmbio DSG de seis marchas, que é de série.
Baseado na plataforma modular MQB, totalmente flexivel no que diz respeito à distância entre eixos, largura, tamanho da roda e posição dos assentos, o Golf VII é o maior da história. Em relação a sexta geração, está 51 mm mais comprido, tem 115 mm a mais no entre-eixos e está 10 mm. Mas está mais leve; com 1.218 kg é 100 kg mais leve que a geração anterior e 52 kg mais leve que o de quarta geração, bem menor, e que ainda é vendido no Brasil – e já adianto: continuará.
A versão Highline está sempre equipada com motor 1.4 TSI de 140cv de potência a 4.500rpm e 25,5kgfm de torque a 1500rpm. Desde a configuração Standard (R$ 67.990) figuram entre a lista de equipamentos: 7 airbags, sistema Start-Stop, ar-condicionado digital de duas zonas, sistema de entretenimento com tela de 5,8”, freios ABS com ABD e sistema Multicollision Brake, controle eletrônico do diferencial (EDS e XDS), controle de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), sensor de pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, piloto automático, sensores de chuva e luminosidade, lanternas de LEDs e rodas de liga leve aro 16”.
Há configurações mais equipadas. A Elegance adiciona GPS, rodas aro 17″, sistema de modos de condução (Eco, Sport, Normal e Individual), abertura sem chave e partida por botão, e custa R$ 72.990. Em seguida vem a Exclusive, por R$ 82.990, com bancos de couro com aquecimento, faróis de xenôn e luzes diurnas de LEDs. E ainda há a configuração Premium, de R$ 92.990, com ajustes elétricos dos bancos dianteiros, detector de fadiga e sistema Pro-Active, que detecta uma colisão iminente e deixa alguns sistemas do carro prontos para atuar.
A todas estas configurações podem ser adicionados como opcionais o câmbio DSG de sete marchas por R$ 7.000, além de teto solar panorâmico (R$ 4.500) e rodas de liga leve de 17”. Mas a central multimídia com tela de 8 polegadas e sistema Park Assist 2.0 (R$ 3.730) são apenas para as versões Premium.
Já o amado e idolatrado GTI segue a mesma organização de pacotes e equipamentos do Highline: a versão Standard custa R$ 94.990, a Exclusive R$ 110.990 e a Premium R$ 125.990, e os mesmos opcionais são oferecidos. O que muda é, realmente, a motorização: 2.0 TSI que rende 220cv de potência e torque de 35,5kgfm a 1.500rpm, sempre acoplado ao câmbio automático DSG de seis velocidades com função Tiptronic. Este tem velocidade máxima de 244km/h e vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, enquanto o 1.4 chega aos 100 km/h em 8,4 segundos com máxima de 212 km/h.
Há configurações mais equipadas. A Elegance adiciona GPS, rodas aro 17″, sistema de modos de condução (Eco, Sport, Normal e Individual), abertura sem chave e partida por botão, e custa R$ 72.990. Em seguida vem a Exclusive, por R$ 82.990, com bancos de couro com aquecimento, faróis de xenôn e luzes diurnas de LEDs. E ainda há a configuração Premium, de R$ 92.990, com ajustes elétricos dos bancos dianteiros, detector de fadiga e sistema Pro-Active, que detecta uma colisão iminente e deixa alguns sistemas do carro prontos para atuar.
A todas estas configurações podem ser adicionados como opcionais o câmbio DSG de sete marchas por R$ 7.000, além de teto solar panorâmico (R$ 4.500) e rodas de liga leve de 17”. Mas a central multimídia com tela de 8 polegadas e sistema Park Assist 2.0 (R$ 3.730) são apenas para as versões Premium.
Já o amado e idolatrado GTI segue a mesma organização de pacotes e equipamentos do Highline: a versão Standard custa R$ 94.990, a Exclusive R$ 110.990 e a Premium R$ 125.990, e os mesmos opcionais são oferecidos. O que muda é, realmente, a motorização: 2.0 TSI que rende 220cv de potência e torque de 35,5kgfm a 1.500rpm, sempre acoplado ao câmbio automático DSG de seis velocidades com função Tiptronic. Este tem velocidade máxima de 244km/h e vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, enquanto o 1.4 chega aos 100 km/h em 8,4 segundos com máxima de 212 km/h.
Apesar de elevados os valores são até interessantes considerando que se trata de um carro importado da Alemanha. O segredo está nos da própria Volkswagen, já pensando em 2014, quando o modelo chegará importado do México isento do IPI mais alto (graças ao Inovar-Auto) e também do imposto de importação. A posterior produção local também pesou na decisão. O que não podemos esperar é reduções nos preços quando o Golf mudar de nacionalidade, apenas versões mais em conta e mais simples.
O velho Golf “4,5” (que já é 2014) permanecerá em linha até que este novo passe a ser fabricado em São José dos Pinhais (PR), o que está previsto para 2014. Para sua nacionalização trabalha-se até em uma versão flex do motor 1.4 e a produção do Fox deverá ser totalmente remanejada para a Argentina.
O velho Golf “4,5” (que já é 2014) permanecerá em linha até que este novo passe a ser fabricado em São José dos Pinhais (PR), o que está previsto para 2014. Para sua nacionalização trabalha-se até em uma versão flex do motor 1.4 e a produção do Fox deverá ser totalmente remanejada para a Argentina.
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