Potência será gerada por dois motores V8 7.0 usados pelo Corvette
O mundo está repleto de esportivos cujo motor é um V8 pego emprestado do Corvette, mas a a HAL, empresa australiana que trabalha com design e engenharia automotiva, anunciou o desenvolvimento de um superesportivo que também usa motorização de Corvette. A diferença é que serão dois LS7 V8 7.0 que trabalharão lado a lado interligados por uma caixa de transferência ligada aos virabrequins.
A solução permite montar um motor motor W16 virtualmente, diferente do Bugatti Veyron, por exemplo, que possui todos os 16 cilindros em um mesmo bloco. A caixa de transferência liga os motores a uma transmissão manual de seis velocidades que enviará o torque monstruoso e a potência estimada de 1200 cv para o eixo traseiro através de um diferencial com deslizamento limitado. Os motores serão alocados em uma espécie de banheira de fibra de carbono, enquanto o carro deverá ter carroceria feita de kevlar e fibra de carbono. Paulo Halstead, dono da HAL, garante que o projeto uma realização pessoal, mas caso haja investidores interessados no carro ele poderia vir a ser produzido em série limitada. A apresentação do carro definitivo está previsto para 2016.
Halstead tem experiência na indústria automobilística. Na década de 80 quando ele modificava Alfa Romeo Sprint cupês com a instalação de um motor V8 em posição central. Conhecido como o Giocattolo (foto abaixo), o carro tinha freios Brembo, painéis da carroceria em Kevlar e suspensão desenvolvida pelo engenheiro Barry Lock, que trabalhou no desenvolvimento do McLaren F1. Devido às baixas vendas, Halstead encerrou o negócio após ter produzido apenas 15 carros.
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