Switch Car

Sedan alemão cresce e fica mais ecológico


Sedan alemão cresce e fica mais ecológico

O BMW Série 3 já teve mais de 12 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde seu lançamento em 1975. Produzido na fábrica da marca em Munique, Alemanha, a sexta geração do BMW Série 3 Sedã chega ao Brasil com preços que partem de R$ 171 mil na versão 380i, com variações de acabamentos que podem elevar seu valor a R$ 230 mil, e a versão topo de linha, 335i, com preço de R$ 295 mil. Existe ainda a expectativa do lançamento breve de uma nova versão, a 320i, que deve chegar custando cerca de R$ 130 mil. 

Maior na largura e comprimento, com motores mais potentes e “limpos”, a nova geração do BMW Série 3 sedan chega ao mercado brasileiro para esquentar as brigas no segmento premium médio e para disputar espaço com a Mercedes-Benz Classe C, Audi A4 e Volvo S60 . 

O novo BMW ganhou um visual mais agressivo marcado por faróis estreitos, duplos e planos separados pela grade dupla centralizada, luzes de LED formam sobrancelhas sobre o conjunto óptico dianteiro. A lateral utiliza linhas limpas e sem vincos exagerados, mas que garantem fluidez e dinamismo à carroçaria do Série 3. O comprimento do carro e a distância entre eixos aumentam a sensação de esportividade transmitida pelo modelo. Completando o pacote estético, rodas de liga leve de 17 ou 18 polegadas com design de raio duplo calçam o modelo. 

Potências

O Série 3 320i ainda não está disponível para comercialização no Brasil, mas carregará o mesmo motor 2.0 turbo da versão 328i, mas com “apenas” 180 cv de potência. A 328i chega com despeja até 245 cavalos e oferece torque máximo de 35 kgfm a 1.250 rpm, enquanto a top 335i oferece um propulsor seis cilindros em linha 3.0 turbo de 306 cv e 40 kgfm de torque. 

Todas as motorizações chegam de série, com uma caixa de câmbio manual de seis velocidades, mas podendo receber, opcionalmente, uma transmissão automática de oito velocidades, que suporta a função Auto Start-Stop. Segundo a BMW, só a utilização da função Auto Start-Stop permite que o modelo iguale ou supere o desempenho de modelos equipados com caixa de câmbio manual, tanto em economia de combustível quanto em emissões de poluentes. 

Outros quesitos tornam o série 3 ecologicamente mais eficiente e fazem parte da tecnologia BMW EfficientDynamics. Além da função Auto Start-Stop, o modelo conta ainda com sistema de regeneração de energia de frenagem, indicador de mudança ideal de marchas, além de outros itens que contribuem para um menor consumo de combustível. 

Conforto 

Para segurança do condutor e passageiros, o novo Série 3, modelo mais vendido pela BMW no mundo, oferece 8 airbags, freios ABS e sistema de controle dinâmico de estabilidade. 

Internamente, o BMW Série 3 oferece quatro versões de acabamento: Sport, Luxury, Modern e Sport. Os destaques e diferenciais de cada uma das linhas compõe não só itens do habitáculo, mas também detalhes visuais da área externa do modelo. 

O cockpit é inclinado e direcionado ao motorista, assim como todo o painel de instrumentos que conta, além de monitores de nível de combustível, velocímetro, conta-giros e temperatura do óleo, com uma tela de LCD para o sistema multimídia que concentra o sistema de áudio, de navegação GPS, internet e computador de bordo. 

Entre os itens de conforto, o novo Série 3 traz sistema de assistência para estacionamento, controle ativo de cruzeiro, sistema de alerta de mudança de faixa, alerta de colisão, informação de tráfego em tempo real e internet com aplicativos, por exemplo, para conexão em redes sociais e um equipamento de projeção de informações, como velocidade, no para-brisas do modelo. Com o celular funcionando como um modem, novas funções Bluetooth possibilitam a visualização de serviços baseados na Internet, como previsão do tempo, notícias, além de, entradas de agendas e mensagem de texto (SMS e e-mail), no Control Display do sistema operacional iDrive e sua vocalização por meio da função de conversão de texto em fala. Além disso, os passageiros podem acessar seu acervo de músicas em smartphones ou outros tipos de reprodutores de música. 

O porta-malas do Série 3 também cresceu. O sedã, na linha anterior, tinha 460 litros de espaço no bagageiro e agora oferece 480 litros de capacidade para malas e bagagens. O modelo pode trazer, como opcional, o sistema de abertura do porta-malas sem o uso das mãos e sem a necessidade de chave, basta mover o pé na área abaixo do para-choque para acionar o mecanismo de abertura da tampa traseira. 

Pílulas 

1 – Em 1975 o BMW Série 3 estreou com motores de quatro cilindros leves e de alto desempenho. Em 1977 passou a utilizar seus primeiros motores com seis cilindros, assim como a versão atual topo de linha no novo BMW Série 3, e nesta geração retoma a utilização dos motores quatro cilindros. 

2 - O novo BMW 335i pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos, enquanto o BMW 328i faz em 5,9 segundos. Ambos têm sua velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. 

3 - O modelo oferecerá em breve a introdução da tração inteligente nas quatro rodas BMW xDrive que começarão a ser vendidos no terceiro trimestre de 2012. 

4 - No último trimestre de 2012 será lançado o BMW Série 3 ActiveHybrid 3, um híbrido total com motor a gasolina de seis cilindros e 225 kW/306 hp com tecnologia BMW TwinPower Turbo, transmissão automática de oito velocidades e motor elétrico integrado. 

5 – Logo após anunciar a chegada no Brasil da nova Série 3 sedã, a BMW teve que convocar proprietários de seis unidades do Série 3 fabricados entre dezembro de 2010 e dezembro de 2011, para a substituição da caixa de direção. O início do agendamento iniciou no último dia 1º de agosto e pode ser feito pelo telefone 0800 707 9578. 

 
Motores2.0 turbo a gasolina e 3.0 turbo a gasolina
Potência245 cv (motor 2.0 l.) e 306 cv (motor 3.0 l.)
Torque35 kgfm e 40 kgfm
CâmbioManual, com seis marchas ou automático de oito velocidades
TraçãoTraseira
DireçãoPinhão e cremalheira com assistência eletromecânica
RodasDianteiras e traseiras em aro 17” ou 18" de liga-leve
PneusDianteiros e traseiros 225/50 R17 94W
Comprimento4,62 m
Altura1.42 m
Largura1,81 m
Entre-eixos2,81 m
Porta-malas480 l.
Peso1430 kg
Tanque60 l.
SuspensãoEixo de alumínio de duas articulações na dianteira e Eixo de cinco braços de material leve na traseira
FreiosDianteiros e traseiros com discos de freio com pinça flutuante de um pistão / perfurados
PreçosBMW 328i: R$ 171.400
BMW 328i Sport: R$ 189.700
BMW 328i Luxury: R$ 212.950
BMW 328i Modern: R$ 229.950
BMW 335i Sport: R$ 294.950
SHARE
    Blogger Comment
    Facebook Comment